Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Otávio Augusto Alves dos-
dc.contributor.authorVieira Junior, Francisco Danilo Sousa-
dc.date.accessioned2024-01-10T15:52:10Z-
dc.date.available2024-01-10T15:52:10Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationVIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to identify the neoliberal rationality traits in the Novo Ensino Médio (NEM)’s construction, specifically on the formative itineraries’ application, a crucial tool on the Brazilian high school reform. Via this research, we aim to contribute to the critical debate upon the Brazilian high school reform, bringing to the light the insertion of the neoliberal rationality through market interference in the public policies conception and the establishment of a market discourse into Education. This work uses a qualitative methodology, through a documental and bibliographical analysis to promote the proposed objective.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleNovo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5063790686594309pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6806135209087830pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_franciscodanilosousavieirajunior.pdf373,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons