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Título: Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
Autor: Oliveira, Alessandro Araújo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4862772810331109
Orientador: Silva, Diego Firmino Costa da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8895265465747877
Palavras-chave: Transporte rodoviário;Infraestrutura (Economia);Econometria espacial;Desenvolvimento econômico;Economia regional
Data do documento: 5-Set-2023
Citação: OLIVEIRA, Alessandro Araújo de. Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This monograph has the general objective of using bivariate spatial autocorrelation measures and the Ordinary Least Squares method to assess the impacts of public policies within the scope of road transport infrastructure on the long-term economic performance of the Brazilian Northeast, as well as its neighborhood. We verified how the transition from railroads to highways from the 1960s onwards influenced the long-term spatial pattern of activities in the Northeast. We calculated the differentials of the minimum distances between 1960 to 1970, 1970 to 1980, 1980 to 1990, 1990 to 2000 and 2000 to 2010. With this, it was possible to know which comparable minimum areas of the Northeast are more lived or spatially heterogeneous, and which ones have behaved these locations over the decades, through the Clusters map. It will also be possible to estimate whether reductions in the distance to access roads had an effect on long-term economic growth in the following decades in the region. Important results were identified in economic growth at local levels as observed in the cluster maps. However, based on the results extracted using the ordinary least squares method, consider that this expansion of highways and the reduction of distances over the decades were not enough to bring statistically achieved results that could confirm that the evolution of the road network can bring a higher GDP per capita throughout the northeastern territory.
Resumo: Essa monografia tem como objetivo geral a utilização das medidas de autocorrelação espacial bivariado e do método dos Mínimos Quadrados Ordinários para avaliação de impactos de políticas públicas no âmbito da infraestrutura de transporte rodoviário sobre o desempenho econômico de longo prazo do Nordeste brasileiro, bem como de sua vizinhança. Verificamos como a transição das ferrovias para as rodovias a partir dos anos de 1960 influenciaram o padrão espacial de longo prazo das atividades econômicas no Nordeste. Calculamos os diferenciais das distâncias mínimas entre 1960 a 1970, 1970 a 1980, 1980 a 1990, 1990 a 2000 e 2000 a 2010. Com isso, foi possível conhecer quais as áreas mínimas comparáveis do Nordeste são mais homogêneas ou heterogêneas espacialmente, e quais os comportamentos dessas localidades no decorrer das décadas, através do mapa de Clusters. Também será possível estimar se as reduções na distância do acesso as rodovias surtiram efeito no crescimento econômico de longo prazo nas décadas seguintes na região. Foram identificados resultados importantes no crescimento econômico a níveis locais como foi observado nos mapas de clusters. Contudo, a partir dos resultados extraídos com o método de mínimos quadrados ordinários, considera-se que essa expansão das rodovias e a redução das distâncias ao longo das décadas não foram suficientes para trazer resultados estatisticamente significativos que pudessem confirmar que a evolução da malha rodoviária possa trazer um maior PIB per capita em todo o território nordestino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5338
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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