Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5214
Título: Uma proposta de sequência didática com o tema cerveja para uma visão afrocentralizada no ensino de Química.
Autor: Soledade, Mikaella Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6888938635825571
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Carboidratos;Cerveja;Afrocentrismo;Ensino médio
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: SOLEDADE, Mikaella Pereira da. Uma proposta de sequência didática com o tema cerveja para uma visão afrocentralizada no ensino de Química. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work consists of the proposition of a didactic sequence to discuss the content of Carbohydrates, related to Organic School Chemistry, from the Beer theme, considering aspects of an Afrocentralized education, evidencing the origin of the drink in Egypt, where it became popular and became essential to civilization. The proposal was built in four moments, namely: questionnaire of previous conceptions, discussion about beer production and its influence on society, from a simulated jury style debate, discussion about the Afrocentrality of the origin and popularization of beer and a questionnaire final, for evaluation and possible validation of the didactic sequence. We believe that the proposal has the potential to discuss the intended themes and, as a perspective for the future, we think of a possible application of the material in the classroom of the 3rd year of high school, in addition to the reformulation of some moments, especially the last one, a questionnaire, aiming to expand the spaces for debate. We hope, with this work, to contribute to a more contextualized teaching of Chemistry that brings together issues relevant to our society, related to racism and the erasure of knowledge of African origin, as directed by law 10.639/2003.
Resumo: O presente trabalho consiste na proposição de uma sequência didática para discutir o conteúdo de carboidratos, relacionado à Química Orgânica escolar, a partir da temática cerveja, considerando aspectos de uma educação afrocentralizada, evidenciando a origem da bebida no Egito, local onde ela se popularizou e se tornou essencial para a civilização. A proposta foi construída em quatro momentos, a saber: questionário de concepções prévias, discussão sobre a produção de cerveja e sua influência na sociedade, a partir de um debate estilo júri simulado, discussão sobre a afro centralidade da origem e popularização da cerveja e um questionário final, para avaliação e possível validação da sequência didática. Acreditamos que a proposta tem potencial para discussão das temáticas pretendidas e, como perspectiva para futuro, pensamos em uma possível aplicação do material em sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, além da reformulação de alguns momentos, sobretudo o último, questionário, visando ampliar os espaços de debate. Esperamos, com esse trabalho, contribuir para um ensino de Química mais contextualizado e que agregue questões pertinentes a nossa sociedade, relacionados ao racismo e apagamento dos saberes de origem Africana, como orienta a lei 10.639/2003.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5214
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mikaellapereiradasoledade.pdf942,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.