Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5207
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino de Química utilizando uma temática ambiental a partir do processo de tratamento de efluentes industriais.
Autor: Ribeiro, Patricia Maria de Melo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6452213261262563
Orientador: Freitas, Kátia Cristina Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Resíduos industriais;Misturas (Química);Ensino médio;Química ambiental
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: RIBEIRO, Patricia Maria de Melo. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Química utilizando uma temática ambiental a partir do processo de tratamento de efluentes industriais. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work presents a proposal for a Didactic Sequence to expose the theme of improper disposal of industrial effluents in rivers, as well as the presentation of the mixture separation processes involved in the steps of correct treatment of the effluent before discharge into the environment. The objective of this research was the elaboration of an SD from the environmental perspective to sensitize students about environmental problems, recognize a little of the industrial application of contents present in regular chemistry teaching, and allow experimental practices of separation of mixture during the course of the classes. Seeking not only the construction of knowledge, but also structuring the student's critical thinking to form a citizen aware of their active role to collaborate with a sustainable society.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para expor a temática do descarte inadequado de efluentes industriais em corpos hídricos, assim como a apresentação dos processos de separação de mistura envolvidos nas etapas do tratamento correto do efluente antes do despejo no meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma SD na perspectiva ambiental para sensibilizar os alunos a respeito problemas ambientais, reconhecer um pouco da aplicação industrial de conteúdos presentes no ensino regular de Química, e permitir práticas experimentais de separação de mistura durante o decorrer das aulas. Buscando não apenas a construção do conhecimento, mas também estruturando o pensamento crítico do aluno para formação de um cidadão ciente do seu papel ativo para colaborar com uma sociedade sustentável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5207
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_patriciamariademeloribeiro.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.