Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5205
Título: Sequência didática sobre reações inorgânicas de obtenção de oxigênio para o ensino de Química a partir da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Autor: Nascimento, Jonas João do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7813371865892143
Orientador: Batinga, Verônica Tavares Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7759044153725982
Co-orientador : Vale, Wilka Karla Martins do
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9056444137196823
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);COVID-19;Ensino médio
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: NASCIMENTO, Jonas João do. Sequência didática sobre reações inorgânicas de obtenção de oxigênio para o ensino de Química a partir da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work aimed to develop a didactic sequence based on the Science, Technology and Society perspective, in order to verify its contributions and limitations in the learning process of students of the 1st grade of high school in a private school located in in the city of Recife, Pernambuco. The didactic sequence had as its core the scientific question entitled “The deaths caused by the lack of oxygen in Brazil as a result of the Covid-19 pandemic”. The chemical concept that we sought to address during the discussions was Inorganic Reactions, but specifically the reaction of obtaining oxygen. Regarding the approach to the data, the study approaches qualitative research. As data collection instruments, two questionnaires were used with open questions on the theme of the element oxygen, atmospheric air and the production of oxygen gas. For this, activities of the didactic sequence were used, such as lectures, videos, social media publications, newspaper articles with group discussion followed by the resolution of a guiding questionnaire, which contributes to a better understanding on the part of the students. As a form of final evaluation, a podcast was recorded with the participation of students. Initially, the results of the analysis of the diagnostic questionnaire indicate that the students did not have a chemical understanding of the subject, leaving the answers far from the knowledge expected for high school students, when compared with learning objectives that arise from the high school curriculum. In the responses to the podcast and the questionnaire after the discussion of the Socio-Scientific Question, we noticed a considerably satisfactory evolution, as the students were already critical when asked about political actions that could be taken to avoid the crisis situation. It can also be highlighted that at a given moment, when relating the Socio-Scientific Question, the students sought to make relationships with the content. Therefore, we consider that the didactic sequence elaborated from a socio-scientific theme with the introduction of guiding questions has the potential to contribute to the conceptual and contextualized approach to the study of inorganic reactions and so on. In other words, as expected, it is a possible strategic tool for chemistry classes in 1st grade high school classes.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática com base na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, a fim de verificar suas contribuições e limitações no processo de aprendizagem de estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade do Recife, Pernambuco. A sequência didática teve como cerne a questão socientífica intitulada ‘As mortes causadas pela falta de oxigênio no Brasil em decorrência da pandemia da Covid-19’. O conceito químico que buscamos abordar durante as discussões foi reações inorgânicas, mas especificamente a reação de obtenção de oxigênio. Com relação à abordagem dos dados, o estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas com a temática do elemento oxigênio, o ar atmosférico e a produção do gás oxigênio. Para isso, utilizou-se de atividades da sequência didática, tais como, aulas expositivas, vídeos, publicações de redes sociais, matérias de jornais com discussão em grupo seguida de resolução de questionário norteador contribui para um melhor entendimento por parte dos estudantes. Como forma de avaliação final, um podcast foi gravado com participação dos estudantes. Inicialmente os resultados da análise do questionário diagnóstico apontam que os estudantes não apresentavam compreensão química a respeito da temática, deixando as respostas distantes do conhecimento esperado para estudantes do Ensino Médio, quando comparado com objetivos de aprendizagem que decorrem do currículo do Ensino Médio. Já nas respostas ao podcast e do questionário após a discussão da Questão Sociocientífica, percebemos uma evolução consideravelmente satisfatória, pois os estudantes já apresentavam de forma crítica ao ser questionado sobre ações políticas que poderiam ser tomadas para evitar a situação de crise. Pode-se destacar também que em dado momento ao relacionar a Questão Sociocientífica os estudantes buscaram fazer relações com o conteúdo. Portanto, consideramos que a sequência didática elaborada a partir de uma temática sociocientífica com introdução de questões norteadoras tem potencial para contribuir na abordagem conceitual e contextualizada para o estudo das reações inorgânicas e assim. Ou seja, como esperado é uma possível ferramenta estratégica para aulas de química de turmas da 1ª série do Ensino Médio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5205
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jonasjoaodonascimento.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.