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Título: A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais.
Autor: Carvalho, Thecia Karolina Souza de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4895746996790379
Orientador: Alves, Bruno Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
Palavras-chave: Educação bilíngüe;Lingua brasileira de sinais;História em quadrinhos;Mangá
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: CARVALHO, Thecia Karolina Souza de. A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The sign languages and comics share similar features, the visual experience is one of the most important, and it is also one of the cultural artifacts of deaf culture. In this regard, this study is an action research project whose aim is to demonstrate how the manga A Silent Voice (2020) can be used in the teaching-learning process of the Brazilian Sign Language (LBS) in a 4th grade class in the municipal district of Paulista-PE. Firstly, for our theoretical foundation, we seek to trace the roots of Western comics, emphasizing their relation to education, as well as the main features of manga. Then, we gave an overview of deaf education and the elements that constitute the language, as well as the importance of bilingual education and the use of comics in the teaching and learning of deaf and listeners. Through a questionnaire and interview, the students and the 4th grade teacher participated in the research, in order to answer the specific objectives: to investigate the students' previous knowledges about comics and the teacher's conception of their use in school; to discover the teacher's and students' experiences with the language; to identify the presence of the subject in the different spaces of the school; to analyze students' comic strips, taking into account the aspects discussed in the didactic sequence applied. We used content analysis to define four categories that relate to the results, also using aspects of semiotic analysis. The results indicate that school is a favorable environment for the dissemination of deaf culture and the manga contributed to the development of sign language knowledge.
Resumo: As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5194
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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