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Título: A importância do movimento para o desenvolvimento psicológico da criança na Educação Infantil: o papel da professora nas atividades pedagógicas em sala de aula de uma escola municipal de Olinda.
Autor: Morais, Joseana Maria Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7513998462030643
Orientador: Gama, Ywanoska Maria Santos da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1398858336713229
Palavras-chave: Educação infantil;Corpo humano na educação;Movimento corporal;Prática pedagógica
Data do documento: 3-Out-2022
Citação: MORAIS, Joseana Maria Ferreira de. A importância do movimento para o desenvolvimento psicológico da criança na Educação Infantil: o papel da professora nas atividades pedagógicas em sala de aula de uma escola municipal de Olinda. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Many studies have discussed the pedagogical work in Early Childhood Education, valuing this level of teaching in the child's development. The dimension of body movement has been highlighted by different authors from the theoretical approach of Henri Wallon, among them, we emphasized Mahoney and Almeida (1996); Galvão (1996); Cintra (2017). The topic is widely addressed in discussions about curriculum at this stage of teaching. Our theoretical framework was developed from these authors. The present study aims to analyze the importance attributed to the movement of children, by early childhood education, in the planning of the teachers and construction of their pedagogical practices. More specifically, we seek to: 1) Identify teachers' conceptions about the importance of the movement of children in Early Childhood Education, for their socio-cognitive development; 2) To verify the activities involving the children's movement and considered most important by the teachers, when planning their pedagogical practices and 3) To analyze the features of the sociocognitive development associated by the teachers, to the stimulation of the movement in the pedagogical practice with children of Early Childhood Education. The study is qualitative in nature and required observation in two Kindergarten classrooms and semi-structured interviews with the two participating teachers. We performed data analysis from Bardin's (2011) perspective through content analysis. The results show us that the teachers understand the need and importance of free body movement, even if they plan the activities to be performed by the children in different ways. They agree that such activities are associated with development and that they prepare for different aspects of the child's social life, since there are rules to be followed, the relationship with the others (teacher and colleagues) and with the environment; in addition, the teachers believe that the games stimulate the cognitive, since they have practices that work with the different repertoires of the child's body movement. There seems to be an association between the concept of movement and that of motor coordination, sometimes one being used synonymously with the other. We observed that the practices oscillate between limiting the spaces for activities and allowing free play, without teacher supervision. About this, we see that it is necessary, in pedagogical practice, to consider it in a search for a balance.
Resumo: Muitos estudos têm discutido o trabalho pedagógico na Educação Infantil, valorizando essa etapa do ensino no desenvolvimento da criança. A dimensão do movimento corporal tem sido destacada por autores diversos a partir da abordagem teórica de Henri Wallon, dentre eles destacamos Mahoney e Almeida (1996) ; Galvão (1996); Cintra (2017). Além disso, o tema é amplamente abordado nas discussões sobre currículo nessa etapa do ensino. Nosso referencial teórico foi desenvolvido a partir desses autores. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância atribuída ao movimento das crianças por professoras da Educação Infantil no planejamento e construção de suas práticas pedagógicas. De forma mais específica, buscamos: 1) Identificar concepções das professoras sobre a importância do movimento da criança da Educação Infantil, para seu desenvolvimento sociocognitivo; 2) Verificar as atividades envolvendo o movimento das crianças e consideradas mais importantes pelas professoras ao planejar sua prática pedagógicas e 3) Analisar os aspectos do desenvolvimento sociocognitivo associado pelas professoras à estimulação do movimento na prática pedagógica com crianças da Educação infantil. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu observação em duas salas de aula da Educação Infantil e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras participantes. Realizamos a análise dos dados na perspectiva de Bardin (2011) através da análise de conteúdo. Os resultados nos apontam que as professoras compreendem a necessidade e importância do movimento corporal livre, mesmo que planejando de formas diferentes as atividades para serem executadas pelas crianças. Concordam que tais atividades associam-se ao desenvolvimento e que preparam para diversos aspectos da vida social da criança, uma vez que tem regras a serem seguidas, a relação com o outro (professor e colegas) e com o meio; para além disso, acreditam, as professoras, que as brincadeiras estimulam o cognitivo uma vez que tem práticas que trabalham os diversos repertórios do movimento corporal da criança. Parece haver uma associação entre a concepção de movimento e a de coordenação motora, por vezes uma sendo usada como sinônimo da outra. Observamos que as práticas oscilam entre limitar os espaços de atividades e permitir o brincar livremente sem o acompanhamento docente. Sobre isso, vemos que se faz necessário, no fazer pedagógico, ponderações em busca de um equilíbrio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5190
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