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Título: O desenho na Educação Infantil: o que dizem as professoras?
Autor: Fróes, Roberta Carolina Bertão Pereira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8731732420179569
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Educação infantil;Desenho infantil;Saberes do docente;Prática pedagógica
Data do documento: 30-Set-2022
Citação: FRÓES, Roberta Carolina Bertão Pereira. O desenho na Educação Infantil: o que dizem as professoras? 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In this research we used Vygotsky's (1991) and Pimenta's (1999) theories as references to discuss children's drawings and teachers' knowledge about this language. Our general objective was to investigate the teaching knowledge about drawing in the pedagogical practices of Early Childhood Education teachers in a municipal school at Vitória de Santo Antão-PE. For that matter a qualitative research was conducted, inspired by the methodology of the case study and focusing on eight teachers who worked in the same institution with children aged 4 to 5 years old. Thus, an interview was conducted with semi-structured questions to understand the teaching knowledge of the teachers participating in the research on children’s drawing. We can see that even though the teachers understand the matter of meaningful activities involving children's drawing, we still evidence practices that do not consider the interests and socio-emotional issues of the child. Amid this scenario, we can identify the need to think about the initial and continued training of teachers of Early Childhood Education, additionally material resources that guarantee the learning and development rights expressed in the BNCC (BRASIL, 2018), related to the work with children's drawing.
Resumo: Nesta pesquisa utilizamos como referência teórica Vygotsky (1991) e Pimenta (1999) para discutir sobre o desenho infantil e os saberes dos professores acerca desta linguagem. Diante disso, tivemos como objetivo geral investigar os saberes docentes sobre o desenho nas práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão - PE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia do estudo de caso, concentrando-se em oito professoras que atuavam em uma mesma instituição com crianças de 4 a 5 anos. Desta forma, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas para entender os saberes docentes das professoras participantes da pesquisa sobre o desenho infantil. Podemos perceber que mesmo as professoras compreendendo a importância de atividades significativas envolvendo o desenho infantil, ainda evidenciamos práticas que não levam os interesses e as questões socioemocionais da criança. Em meio a esse cenário, podemos identificar a necessidade de se pensar na formação inicial e continuada das professoras da Educação Infantil, além de recursos materiais que garantam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018), relacionado ao trabalho com o desenho infantil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5185
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