Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5184
Título: Práticas de leitura familiar na infância.
Autor: Mendes, Everlaine Maria Viturinio Brandão
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5527369250845678
Orientador: Silva, Fabiana Cristina da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
Palavras-chave: Leitura;Interesses na leitura
Data do documento: 4-Out-2022
Citação: MENDES, Everlaine Maria Viturinio Brandão. Práticas de leitura familiar na infância. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This research had as its general objective analyzing middle class family reading practices with their sons and daughters, who were between 0 and 5 years old. The theoretical foundation had as its basis some authors such as Nogueira (2002; 2012; 2015), Silva (2017), Nelly Novaes Coelho (1981; 1991; 2000). Thus, we present in our methodology, the analysis of the categorical content based on the research of Bardin (1977). And through this, we highlighted five categories of data analysis for a group of three families, which were selected and interviewed. In this research we verified the mothers’ relationship with the habit of reading and, since this practice started in childhood, it has brought influence on the reading formation of their sons and daughters currently. The results of the research showed that family reading practices in childhood are a routine, and the mothers are the main mediator during this process. We could realize through the collected data, the existence of several reading supports used by the families. In addition, the families still do not use digital media much for reading, even though children are in a technological age. According to the families studied, reading practices are important to the development of their sons and daughters in different aspects. Since these reading practices are important for the social, emotional and cognitive development of the being in formation, that is, the child.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura de famílias de classe média com seus filhos e filhas com idade entre 0 a 5 anos. A fundamentação teórica teve como base autores como Nogueira (2002; 2013; 2015), Silva (2017), Nelly Novaes Coelho (1981; 1991; 2000). Assim, apresentamos em nossa metodologia, a análise de conteúdo categorial com base nos estudos de Bardin (1977). E por meio disso, elencamos cinco categorias de análise de dados para compreensão da temática em três famílias selecionadas e entrevistadas. Neste estudo verificamos a estreita relação das mães com o hábito de ler e que essa prática teve início na infância e trouxe influência na formação leitora de seus/suas filhos e filhas atualmente. Os resultados da pesquisa também indicaram que as práticas de leitura familiar na infância são rotineiras, e as mães são as principais mediadoras nesse processo. Foi possível perceber nos dados coletados, a existência de diversos suportes de leitura utilizados pelas famílias. Além do mais, as famílias ainda não utilizam muito os meios digitais com a finalidade de leitura, mesmo que as crianças estejam inseridas em uma era tecnológica. Para as famílias estudadas, as práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento de seus/suas filhos e filhas em diferentes aspectos. Uma vez que tais práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do ser em formação, isto é, a criança.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5184
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_everlainemariaviturinobrandaomendes.pdf838,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.