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Título: A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE.
Autor: Moraes, Rafaela Gomes Carvalho de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8866417999723799
Orientador: Ferreira, Hugo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9846855940173584
Palavras-chave: Estudantes universitários;Saúde emocional;Saúde mental
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: MORAES, Rafaela Gomes Carvalho de. A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This research aims, in general, to understand the importance of socio-emotional care in the student's lives of the Degree Course in Pedagogy at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considering the case of the Núcleo do Cuidado Humano (NCH) from that same university. We base our research on theories of human care; on socio-emotional education; on Brazilian higher education, based on the main authors: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), like the official documents of the NCH, of the Pedagogy course and the Ministry of Education. It is a qualitativebased investigation, using the case study method, with data construction techniques that took place in three ways: (a) exploratory observation; (b) questionnaire and (c) semistructured interviews. The locus of investigation took place in the virtual space, where we had access to documentary material and to some data and contacts with part of the research interlocutors. Our research subjects were undergraduate students in Pedagogy at UFRPE; professors of the aforementioned degree and the former dean of the Federal Rural University of Pernambuco, at the time when the Human Care Nucleus was established at UFRPE. After the results, we came to some points of reflection: (a) the students participating in the research said they felt tired, mental exhaustion, stress and wanted a more careful university environment that is concerned with the emotional health of the academic community. At the same time, we have seen that, since 2018, when the NCH was created, UFRPE has made an effort to make the University a space for preventing psychic suffering and promoting mental health, considering your community.
Resumo: Esta pesquisa objetiva de modo geral compreender a importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considerando o caso do Núcleo do Cuidado Humano dessa mesma universidade. Fundamentamos nossa pesquisa em teorias sobre o cuidado humano; sobre a educação socioemocional; sobre a educação superior brasileira, tomando como base os principais autores: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), Zoboli (2003), Carleto (2018), Stallivieri (2019) bem como os documentos oficiais do NCH, do curso de Pedagogia e do Ministério da Educação do Brasil. É uma investigação de base qualitativa, sendo utilizado método de estudo de caso, com técnicas de construção de dados que se deram de três formas: (a) observação exploratória; (b) questionário e (c) entrevistas semiestruturadas. O lócus de investigação ocorreu no espaço virtual, local em que tivemos acesso ao material documental e a alguns dados e contatos com parte dos sujeitos interlocutores da pesquisa. Nossos sujeitos da pesquisa foram estudantes da licenciatura em Pedagogia da UFRPE; professores da referida licenciatura e a ex-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, à época em que o Núcleo do Cuidado Humano foi instituído na UFRPE. Após resultados, chegamos a alguns pontos de reflexão: (a) as estudantes participantes da pesquisa disseram sentir cansaço, exaustão mental, estresse e desejam um ambiente universitário mais cuidadoso e que se preocupe com a saúde emocional da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, vimos que, desde o ano de 2018, época em que o NCH foi criado, a UFRPE tem se esforçado para que a Universidade passe a ser espaço de prevenção ao sofrimento psíquico e de promoção da saúde mental, considerando a sua comunidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5183
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