Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortela Júnior, Aristeu-
dc.contributor.authorSouza, Vinícius Ramos Félix de-
dc.date.accessioned2023-11-07T21:12:32Z-
dc.date.available2023-11-07T21:12:32Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Vinícius Ramos Félix de. Educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PE. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5182-
dc.descriptionO presente trabalho discute como as identidades raciais são constituídas nos contextos escolares, e como podem ser impactadas (positiva e negativamente) pelas práticas docentes. Enquanto objetivo geral da pesquisa buscamos investigar como as escolas, através das práticas docentes, constroem práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo e de valorização da pluralidade étnico-racial de estudantes pretos e pardos. Esse anseio nos auxiliou a construir um quadro de objetivos específicos, são eles: a) Investigar o domínio que docentes da educação fundamental possuem acerca das relações étnico-raciais e como utilizam dos referenciais teóricos, sociais e documentos constitucionais e regulamentadores da educação básica para planejar suas atividades, executá-las e construir uma cultura pedagógica antirracista e de valorização das identidades afrobrasileiras; b) Como os professores buscam romper com a folclorização da temática e quais os recursos metodológicos que buscam adotar a fim de construir identidades raciais positivas. Para constituir a pesquisa, nos inspiramos metodologicamente na Análise de Conteúdo, a qual foi utilizada para desenvolver um sustento analítico em referência aos discursos produzidos em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública de ensino, numa escola periférica da cidade do Recife. No contexto que analisamos, observamos que não se desenvolvem ativamente ações pedagógicas que tragam práticas de valorização das identidades raciais, e muito menos autonomia e autoestima das crianças negras. Analisamos como o racismo, trazido numa perspectiva histórica, ocasiona implicações nesse processo, promovendo distorções das noções diretamente ligadas à construção das identidades negras positivas. Concluímos que, por mais que haja uma positiva intenção em auxiliar o desenvolvimento identitário das crianças no ambiente escolar, esta só tem validade significativa quando amparada pela devida apropriação do conteúdo teórico e histórico das relações étnico-raciais no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses how racial identities are constituted in school contexts, and how they can be impacted (positively and negatively) by teaching practices. As a general objective of the research, we seek to investigate how schools, through teaching practices, build pedagogical practices to confront racism and value the ethnic-racial plurality of black and brown students. This helped us to formulate a framework of specific objectives, which are: a) Investigate the domain that elementary education teachers have about ethnic- racial relations and how they use the theoretical, social and constitutional and regulatory documents of basic education to plan their activities, carry them out and build an anti-racist pedagogical culture that values Afro-Brazilian identities; b) How teachers seek to break with the folklorization of the theme and what methodological resources they seek to adopt in order to build positive racial identities. To constitute the research, we were methodologically inspired by Content Analysis, which was used to develop an analytical support in reference to the discourses produced in semi-structured interviews with teachers from the public school system, in a peripheral school in the city of Recife. In the context that we analyzed, we observed that pedagogical actions that bring practices of valuing racial identities, much less autonomy and self-esteem of black children, are not actively developed. We analyze how racism, brought from a historical perspective, causes implications in this process, promoting distortions of notions directly linked to the construction of positive black identities. We conclude that, as much as there is a positive intention to help children's identity development in the school environment, it only has significant validity when supported by the proper appropriation of the theoretical and historical content of ethnic-racial relations in Brazil.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectReações raciaispt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleEducação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4553471732405145pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261345425063739pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_viniciusramosfelixdesouza.pdf956,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.