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Título: Aproximações e afastamentos: um estudo sobre as vozes da educação inclusiva em uma escola pública do Recife - PE.
Autor: Silva, Ester Ingrid Santos da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0639384229996907
Orientador: Lyra, Pompéia Villachan
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7469258355920698
Palavras-chave: Educação inclusiva;Crianças com deficiência
Data do documento: 21-Ago-2023
Citação: SILVA, Ester Ingrid Santos. Aproximações e afastamentos: um estudo sobre as vozes da educação inclusiva em uma escola pública do Recife - PE. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This undergraduate thesis aims to understand the different perspectives of the school community related to inclusive education. Inclusive education is an approach that seeks to ensure access and participation for all students, regardless of their abilities or individual characteristics, in a common educational environment. However, there is a diversity of opinions, theories, and practices surrounding this topic, resulting in different views and approaches. In this study, discourses and positions related to inclusive education are examined to comprehend the convergences and divergences existing within the various perspectives present in this context. To achieve this, qualitative data was collected through in-person interviews with 11 professionals, including 3 teachers, 3 interns, and 2 janitors. The gathered data was then interpreted and categorized to identify the main points of agreement and disagreement in the field of inclusive education. As a result, the interviews allowed for the exploration of the perceptions and experiences of the interviewees regarding inclusive practices, challenges, and possibilities encountered in this context. The findings from this study reveal that the voices of the school community, particularly regarding inclusive education, are diverse and represent a variety of ideas and conceptions. As such, points of convergence are identified, such as the appreciation of diversity and the recognition of the importance of inclusion. However, there are also divergences related to the challenges faced in implementing inclusive practices, the lack of knowledge about the true concept of inclusive education, and the absence of adequate resources and training.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo compreender as diferentes perspectivas da comunidade escolar relacionadas à educação inclusiva. A mesma é uma abordagem que visa garantir o acesso e a participação de todos os estudantes, independente de suas habilidades ou características individuais em um ambiente educacional comum. Porém, há uma diversidade de opiniões, teorias e práticas que envolvem esse tema, o que acaba resultando em diferentes visões e abordagens. Neste estudo, são examinados os discursos e posicionamentos relacionados à educação inclusiva, a fim de entender as aproximações e afastamentos existentes nas diferentes visões presentes nesse contexto. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados a partir de entrevistas presenciais com 11 (onze) profissionais, incluindo 3 (três) professoras, 3 (três) estagiárias e 2 (duas) porteiras. Assim, os dados obtidos foram interpretados e categorizados para identificar os principais pontos de convergência e divergência no campo da educação inclusiva. Com isso, as entrevistas permitiram explorar as percepções e experiências dos entrevistados em relação às práticas inclusivas, desafios e as possibilidades encontradas nesse contexto. Os resultados obtidos neste estudo revelam que as vozes da comunidade escolar, sobretudo, a respeito da educação inclusiva, são plurais e representam uma diversidade de ideias e concepções. Por isso, identificam-se pontos de convergência, como a valorização da diversidade e o reconhecimento da importância da inclusão, como também divergências, relacionadas aos desafios enfrentados na implementação de práticas inclusivas, a falta de conhecimento sobre o verdadeiro conceito de educação inclusiva, e a ausência de recursos e formação adequada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5177
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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