Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5176
Título: Características dos processos educativos em hospitais do Recife/PE.
Autor: Souza, Cláudia Gisele de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5065849492807962
Orientador: Alves, Bruno Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
Palavras-chave: Práticas educativas;Classe hospitalar;Pedagogia hospitalar
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: SOUZA, Claudia Gisele de. Características dos processos educativos em hospitais do Recife/PE. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work deals with an academic research carried out in two hospitals in the city of Recife-PE, which provides an opportunity to discuss a field of activity of the pedagogue that is little known: the hospital environment. Considering that all children and adolescents have the right to education and should not be deprived of this right during hospitalization, we sought to clarify how the educational processes take place within hospitals in Recife-PE, both in the hospital class, which is a teaching that attends in a classroom inside the hospital, in beds or in the ICU; and in the toy libraries and other spaces for hospitalized children. The general objective of this work was to characterize the organization of the educational process in hospitals and who works in these spaces. The research began with visits to the toy libraries found in spaces categorized as Hospital A and Hospital B. And it continued, remotely, through the application of a questionnaire on the role of the pedagogue in the hospital class. A thematic analysis was carried out with the results obtained in the data collection, noting that despite having an important role in schooling in a hospital environment, no pedagogues were found working in the toy libraries and in the hospital class, in hospitals in Recife-PE.
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa acadêmica realizada em dois hospitais da cidade do Recife - PE, que oportuniza uma discussão sobre um campo de atuação do pedagogo que é pouco conhecido: o ambiente hospitalar. Tendo em vista que toda criança e adolescente têm direito à educação e não devem ser privados deste direito por ocasião de internação hospitalar, buscou-se esclarecer como ocorrem os processos educativos dentro dos hospitais do Recife - PE, tanto na classe hospitalar que é uma modalidade de ensino que atende numa sala de aula dentro do hospital, nos leitos ou na UTI; quanto nas brinquedotecas e demais espaços destinados às crianças hospitalizadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em caracterizar a organização do processo educativo em hospitais e quem atua nesses espaços. A pesquisa teve início com visitações às brinquedotecas encontradas nos espaços categorizados como Hospital A e Hospital B. E prosseguiu, de forma remota, através da aplicação de questionário sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar. Realizou-se uma análise temática com os resultados obtidos na coleta de dados, observando que apesar de possuir um papel importante na escolarização em ambiente hospitalar, não foram encontrados pedagogos atuando nas brinquedotecas e na classe hospitalar, nos hospitais do Recife-PE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5176
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_claudiagiseledesouza.pdf614,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.