Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175
Título: O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
Autor: Araújo, Brunna Eduarda Alves de
Orientador: Sales, Michelle Beltrão Soares
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1145653737118181
Palavras-chave: Adaptação escolar;Educação infantil
Data do documento: 6-Out-2022
Citação: ARAÚJO, Brunna Eduarda Alves de. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: La presente investigación, titulada: El proceso de adaptación escolar en Educación Infantil: las relaciones escolares en la acogida de los niños, tuvo como objetivo general comprender cómo se da el proceso de adaptación escolar en Educación Infantil para los niños que ingresan al primer ciclo de Básica. Educación. . Para llevar a cabo la recolección de datos se utilizó como instrumento la observación, en primera instancia, seguida de entrevistas parcialmente estructuradas. Para el análisis de los datos obtenidos se tomó como referencia el análisis de contenido, basado en los estudios de Minayo (2007). Dicho análisis fue construido e interpretado a la luz de algunos autores que sustentan el nexo teórico de la investigación, como Balaban (1988) y Davini (1999). A través de los resultados obtenidos en el análisis, fue posible percibir la importancia de la participación activa y acogedora de la institución educativa en el proceso de adaptación de los niños, así como la importancia de la participación efectiva de sus familias. Dicha participación está presente en las estrategias que utiliza la institución para este momento de la vida escolar del niño, así como en las orientaciones puestas a disposición de las familias para que participen de forma más activa y cualitativa.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá o processo de adaptação escolar na Educação Infantil para crianças que estão ingressando na primeira etapa da Educação Básica. Para realizar a coleta de dados foi utilizada como instrumento, em primeira instância, a observação e em seguida, entrevistas parcialmente estruturadas. Visando realizar a análise dos dados obtidos, utilizamos como referência a análise de conteúdo, baseada nos estudos de Minayo (2007). Tal análise foi construída e interpretada à luz de alguns autores que embasam a fundamentação teórica da pesquisa, como Balaban (1988) e Davini (1999). Através dos resultados obtidos na análise, foi possível perceber a importância da participação ativa e acolhedora da instituição de ensino no processo de adaptação das crianças, bem como, a importância da participação efetiva da família das mesmas. Tal participação está presente nas estratégias utilizadas pela instituição para esse momento da vida escolar da criança, bem como, nas orientações disponibilizadas às famílias para que as mesmas possam participar de maneira mais ativa e qualitativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunnaeduardaalvesdearaujo.pdf670,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.