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Título: Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
Autor: Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8842990042245337
Orientador: Faria, Andréa Alice da Cunha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9061416520602275
Palavras-chave: Educação infantil;Pandemia;COVID-19;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 4-Out-2022
Citação: LIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The Covid-19 Pandemic brought challenges and impacted actions and human relationship. Prevention measures, with isolation and social distance, implied new configurations of work, living and at education, in all levels and modalities of teaching. This research was addressed to Early Childhood Education scenario, given the specificities inherent to its audience and was dedicated to studying it in the Municipality of Vicência-Pernambuco in the period of non-faceto-face activities, with the objective of analyzing the contributions of the Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). This Pedagogy has been implemented for a long time in the schools of the municipality, and is currently configured as a public policy. To achieve the objective of this study, the analysis of the document was carried out “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” and interviews with pedagogical coordinators and teachers. From document analysis and content analysis, it was possible to identify that the PEADS appears explicit in the Guia Orientador through principles and foundations that guides the pedagogical practices presented there. In carrying out the proposed activities, students and families acted as protagonists in the learning process, which further valued popular knowledge and strengthened the school-family relationship.
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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