Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5171
Título: O lúdico como recurso para as aulas de ciências na educação infantil.
Autor: Cavalcanti, Assíria Arôcha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7591563791974333
Orientador: Lima, Irenilda de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2794423545895911
Palavras-chave: Educação infantil;Ensino de Ciências;Ludicidade
Data do documento: 3-Ago-2023
Citação: CAVALCANTI, Assíria Arôcha. O lúdico como recurso para as aulas de ciências na educação infantil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This monograph addresses the importance of playfulness in teaching science in early childhood education. The main objective was to analyze the role of playfulness and the use of playful resources as didactic strategies for teaching science in the early years of basic education in two schools in Recife - PE, one private and one public. The field research involved interviews and questionnaires with two teachers, as well as analysis of their lesson plans and observation of six lessons. Data analysis was inspired by Bardin's (1977) content analysis methodology, which allowed us to see that both teachers understand and value playfulness as a way of engaging students, promoting interaction and facilitating understanding of scientific content. The research highlighted the importance of approaches using playful methodologies, resources and materials to stimulate learning. Despite the differences between the schools, the teachers demonstrated their ability to adapt and create play materials, even in the face of challenges such as the lack of adequate resources signaled in public schools. Thus, this study achieved its objectives, highlighting the essential importance of playfulness in teaching science in early childhood education.
Resumo: Esta monografia aborda a importância da ludicidade no Ensino de Ciências na Educação Infantil. O objetivo principal foi analisar o papel da ludicidade e a utilização de recursos lúdicos como estratégias didáticas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais da educação básica em duas escolas em Recife - PE, sendo uma da rede privada e uma da rede pública. A pesquisa de campo envolveu entrevistas e questionários com duas professoras, além da análise de seus planejamentos e observação de seis aulas. A análise dos dados foi inspirada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977), o que nos permitiu perceber que ambas as professoras compreendem e valorizam a ludicidade como forma de engajar os alunos, promovendo interação e facilitando a compreensão dos conteúdos científicos. A pesquisa destacou a importância de abordagens com uso de metodologias, recursos e materiais lúdicos para estimular a aprendizagem. Apesar das diferenças entre as escolas, as professoras demonstraram habilidades para adaptar e criar materiais lúdicos, mesmo diante de desafios como a falta de recursos adequados sinalizados na escola pública. Assim, o presente estudo atingiu seus objetivos, ressaltando a essencial importância da ludicidade no Ensino de Ciências na Educação Infantil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5171
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_assiriaarochacavalcanti.pdf935,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.