Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5170
Título: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE.
Autor: Soares, Ariany Maria Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1664088852458353
Orientador: Pinto, Virgínia Cavalcanti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8606294842004126
Palavras-chave: Práticas pedagógicas;Ensino regular;Estudantes surdos;Inclusão escolar
Data do documento: 5-Out-2022
Citação: SOARES, Ariany Maria Silva. O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: La presente investigación nombrada: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno, tuvo como objetivo principal comprender a través del discurso docente las prácticas pedagógicas de profesores de una escuela que lesionan en las clases regulares de la primera etapa del enseñando fundamental, en la ciudad de Moreno. Buscando realiza la encuesta de datos, utilizando como herramienta de pesquisa las entrevistas semiestructuradas, que basan la actual pesquisa. Comprendemos la investigación a la luz del análisis de datos. Para esto, nos apoyamos en los estudios de Minayo , como también en otros estudios que nos apoyaron con elementos esenciales para una mejor análisis y comprensión del universo pesquisado. Como también en los documentos que basan los marcos legales de la educación, como la Lei de Diretrizes e Bases Educacionales 9394/96. Frente a los resultados presentados podemos comprender algunos desafíos que se manifiestan en la práctica docente, como el desconocimiento de la lengua brasileña de signos, las estrategias de inclusión practicada en las clases por los profesores, así como conocer los sentimientos, que han surgido en las relaciones entre los profesionales que trabajan en las clases regulares con estudiantes sordos. Por medio del análisis de los resultados obtenidos logramos comprender la importancia de un conjunto de procesos, sobre todo, la formación de base y la formación continua para profesores que lesionan con estudiantes sordos, como también comprender la importancia de cada persona que compone las clases escolares.
Resumo: O presente estudo intitulado: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno teve como objetivo primordial compreender a partir da fala docente as práticas pedagógicas de professores de uma escola, que atuam com estudantes com surdez em salas de aula regulares na primeira etapa do ensino fundamental, no município de Moreno. Buscando realizar o levantamento de dados, utilizamos como instrumento de pesquisa as entrevistas semiestruturadas, que nos oferecem as bases para nossa averiguação. Compreendemos a investigação à luz da análise de conteúdo temática, para isso, nos apoiamos em estudos de Minayo, como também em outros teóricos que nos forneceram elementos essenciais para uma melhor análise e compreensão do universo pesquisado. Além disso, nos apoiamos nos documentos de base legais voltados para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais 9394/96. Diante dos resultados apresentados podemos perceber alguns desafios que se manifestaram na prática docente, como o não conhecimento da língua brasileira de sinais, as estratégias de inclusão utilizadas em sala de aula por professores, bem como o conhecimento de sentimentos, que surgiram nas relações entre os profissionais que atuam na sala de aula regular com estudantes surdos. A partir da análise dos resultados obtidos podemos perceber a importância de um conjunto de processos, sobretudo o processo formativo de base e da formação continuada para professores que lecionam com estudantes surdos, além de compreender a importância de cada sujeito que compõe a sala de aula desse contexto escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5170
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_arianymariasilvasoares.pdf462,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.