Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5165
Title: Atuação docente diante da brincadeira na Educação Infantil.
Authors: Leitão, Roberta Oliveira
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6522592173949563
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria Jaqueline Paes
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
Keywords: Educação infantil;Brincadeiras;Crianças - Desenvolvimento
Issue Date: 3-Oct-2022
Citation: LEITÃO, Roberta Oliveira. Atuação docente diante da brincadeira na Educação Infantil. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The general objective of this work was to understand the action of the early childhood education teacher in relation to playing and, as specific objectives, to repertoire the games and games experienced with children in group IV of early childhood education; identify how playing appears within the school routine. The guiding problem of the research was: how is play inserted in the planning of the early childhood education teacher? Based on this question and based on the general and specific objectives, we carried out the study of the theoretical categories using as guides the authors: Kishimoto (2010), Corasarri, Vagula and Nascimento (2018), Loro (2015), Carvalho (2010), among others. others. The research was qualitative in nature, carried out in a school of the municipal network of the municipal network of Jaboatão dos Guararapes. Data were collected through participant observation with the aid of a field diary. The technique for analyzing the data produced was content analysis (BARDIN, 2011). Through data analysis, it was found that playing was rarely promoted by the teacher and that it is seen as a hobby, demonstrating the almost non-existence of playing in group IV of early childhood education at the research field school. It was also found that, for the most part, playing arose as a result of children's initiatives at times when they felt idle or because of the little offer of this right to children. They found space to create games with their bodies, which they had available material, confirming that playing is essential, motivational and necessary for the child's life.
Description: Este trabalho teve como objetivo geral compreender a ação da professora de educação infantil diante do brincar e como objetivos específicos repertoriar os jogos e brincadeiras vivenciadas com as crianças no grupo IV da educação infantil; identificar como o brincar aparece dentro da rotina da escola. O problema norteador da pesquisa foi: como o brincar é inserido no planejamento da professora de educação infantil? A partir dessa questão e nos pautando nos objetivos gerais e específicos, realizamos o estudo das categorias teóricas utilizando como norteadores os autores: Kishimoto (2010), Corasarri, Vagula e Nascimento (2018), Loro (2015), Carvalho (2010), entre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os dados foram coletados por meio da observação participante com o auxílio do diário de campo. A técnica de análise dos dados produzidos foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Por meio da análise dos dados, verificou-se que poucas foram às vezes que o brincar foi promovido pela professora e que ele é visto como uma passa tempo, demonstrando a quase inexistência do brincar no grupo IV da educação infantil da escola campo de pesquisa. Verificou-se também que em sua maior parte o brincar surgiu por iniciativas das crianças nos momentos que se sentiam ociosas ou pela pouca oferta desse direito as crianças. Elas encontraram espaço para criarem brincadeiras com seu corpo, o que tinha de material disponível, confirmando que o brincar é essencial, motivacional e necessário a vida da criança.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5165
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_robertaoliveiraleitao.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.