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Título: Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE.
Autor: Moraes, Rossana Batista de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8493878094440932
Orientador: Silva, Fabiana Cristina da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
Palavras-chave: Refugiados;Imigrantes;Direito à educação;Integração na educação
Data do documento: 3-Out-2022
Citação: MORAES, Rossana Batista de. Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Brasil en los últimos años ha recibido más refugiados masivos de Venezuela, en busca de una vida mejor. Muchos son niños, que vienen con sus familias. A partir de esto, tuvimos como objetivo general de esta investigación: investigar el proceso de integración de los niños venezolanos en una escuela de la red municipal de Recife - PE. Para la fundamentación teórica nos apoyamos en autores como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx y Martiniello (2010) y Spencer (2008). Como metodología, utilizamos una investigación cualitativa, investigando una escuela municipal en Recife/PE, y los sujetos fueron dos familias venezolanas, dos gerentes y dos profesores, cada uno de un niño. Los datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas con cada uno de los participantes. Al final pudimos ver que la escuela no presenta ningún programa o proyecto para la acogida e integración de los niños venezolanos. Sin embargo, este proceso, según los datos, se dio de manera afectuosa y a través del diálogo. La interacción de los niños en la escuela fue pacífica, pero observamos que en ocasiones el diálogo se vio comprometido por la barrera del idioma. A pesar de esto, encontramos que el proceso de integración se dio de manera positiva, pero destacamos que la creación de proyectos sobre el tema pudo haber favorecido aún más el proceso de integración de estos niños.
Resumo: O Brasil nos últimos anos tem recebido de forma mais massiva imigrantes refugiados da Venezuela, que buscam uma vida melhor. Muitos são crianças, que vêm com suas famílias. Partindo disso, tivemos como objetivo geral desta pesquisa: investigar o processo de integração de crianças venezuelanas em uma escola da rede municipal do Recife – PE. Para a fundamentação teórica nos baseamos em autores, tais como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx e Martiniello (2010) e Spencer (2008). Como metodologia utilizamos da pesquisa qualitativa, pesquisando uma escola municipal de Recife/PE, e os sujeitos foram duas famílias venezuelanas, duas gestoras e duas professoras, cada uma de uma criança. Os dados foram coletados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com cada um dos participantes. Ao final, pudemos perceber que a escola não apresenta nenhum programa ou projeto para acolhimento e integração das crianças venezuelanas. Porém esse processo, de acordo com os dados, ocorreu de forma afetuosa e por meio do diálogo. O convívio das crianças na escola foi tranquilo, porém observamos que em alguns momentos o diálogo foi comprometido devido a barreira linguística. Apesar disso, constatamos que o processo de integração ocorreu de forma positiva, porém destacamos que a criação de projetos sobre a temática poderia ter favorecido ainda mais o processo de integração dessas crianças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5164
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