Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5159
Título: Trabalho docente na educação de jovens e adultos: uma leitura da realidade de professores em uma escola municipal do Recife - PE.
Autor: Santos, Walkelline Marques dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8538006694739954
Orientador: Salvador, Maria Aparecida Tenório
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2076591934554686
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Práticas pedagógicas;Prática docente
Data do documento: 3-Out-2022
Citação: SANTOS, Walkelline Marques dos. Trabalho docente na educação de jovens e adultos: uma leitura da realidade de professores em uma escola municipal do Recife - PE. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The general objective of this monograph is to analyze the implications of the teaching work in Youth and Adult Education in a school of the municipal network of Recife - PE. The work also sought to problematize the consequences of the overload of tasks in the organization of the teaching work. The research, which resulted in this work, is qualitative in nature, of the case study type, and used in its methodological process a questionnaire with two teachers, interviews with students and observations of pedagogical practice and classroom dynamics. The analysis of the data obtained was done through the method of content analysis and allowed a reading of the teaching work in Youth and Adult Education - YAE, showing that this teaching modality is crossed by issues that directly interfere in the organization of teaching, contributing to the low educational quality in the YAE.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo geral analisar as implicações do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede municipal do Recife – PE. O trabalho, também, buscou problematizar as consequências da sobrecarga de tarefas na organização do trabalho docente. A pesquisa, que resultou neste trabalho, é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso e utilizou no seu processo metodológico questionário com duas professoras, entrevistas com estudantes e observações da prática pedagógica e dinâmica da sala de aula. A análise dos dados obtidos se deu através do método de análise de conteúdos e possibilitou uma leitura do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos – EJA, demonstrando que esta modalidade de ensino é atravessada por questões que interferem diretamente na organização do ensino, contribuindo para a baixa qualidade educacional na EJA, os resultados encontrados, ainda, corroboram para a necessária reflexão sobre o (des)compromisso do sistema municipal de ensino para com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, evidenciado pela a ausência de professores qualificados para atuar na EJA e a falta de recursos destinados a modalidade de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5159
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_walkellinemarquesdossantos.pdf635,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.