Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039
Título: Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
Autor: Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4961299620687979
Orientador: Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino;Oralidade;Sequência didática
Data do documento: 19-Abr-2023
Citação: BEZERRA, Marcos Paulo Teixeira. Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo proponer una Secuencia Didáctica adaptada centrada en el trabajo con géneros orales mediante la transformación del relato breve en noticia y entrevista televisiva, provocando la reflexión sobre sus elementos a partir de los acontecimientos y los personajes del relato. Para la elaboración de estos géneros orales se utilizan recursos tecnológicos de fácil acceso. Los destinatarios son alumnos de 1º de Bachillerato. En términos metodológicos, para el desarrollo del DS adaptado, se realizaron cuatro etapas con un total de ocho momentos, sumando doce horas de clase para su conclusión. La base teórica fue Vygotsky, para orientar con el enfoque sociointeraccionista; Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004) y sus aportes en la Escuela de Ginebra con la propuesta de la Secuencia Didáctica; y Marcuschi (2008) y sus reflexiones sobre los gêneros textuales y los géneros orales. Esta propuesta didáctica pretende provocar el interes y el aprendizaje de los alumnos sobre estos géneros orales que siempre están a nuestro alrededor, pero también mostrar al profesor que estos géneros tienen características diferentes y pueden ser estudiados en el aula, tanto en producciones más lúdicas como en contextos más teóricos, teniendo como objetivo los avances em la enseñanza de la lengua portuguesa y en la evolución conceptual de los alumnos.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática adaptada com foco no trabalho com gêneros orais, transformando o conto em notícia televisionada e entrevista, causando reflexão sobre os seus elementos a partir dos acontecimentos e dos personagens. Para a produção desses gêneros orais utilizam-se recursos tecnológicos de fácil acesso. O público-alvo são discentes do 1º ano do Ensino Médio. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento da SD adaptada, foram realizadas quatro etapas com um total de oito momentos, somando-se, doze horas/aula para a sua conclusão. A base teórica foram Vygotsky, por nortear com a abordagem sociointeracionista; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e suas contribuições na Escola de Genebra com a proposta da Sequência Didática; e Marcuschi (2008) e suas reflexões sobre gêneros textuais e gêneros orais. Essa proposta didática tem como intuito provocar nos alunos o interesse e o aprendizado sobre esses gêneros orais que estão sempre ao nosso redor, mas também mostrar ao professor que esses gêneros possuem características distintas e poderão ser estudados em sala de aula, tanto em produções mais lúdicas, quanto em contextos mais teóricos, visando os avanços no ensino da língua portuguesa e na evolução conceitual do aluno.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_marcospauloteixeirabezerra.pdf591,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.