Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5021
Título: O dizer nos discursos de posse de Miguel Arraes e Eraldo Gueiros à luz da tradição discursiva.
Autor: Prado, Sérgio Augusto
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8829179162301416
Orientador: Gomes, Valéria Severina
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
Palavras-chave: Tradição discursiva;Discurso político
Data do documento: 17-Abr-2023
Citação: PRADO, Sérgio Augusto. O dizer nos discursos de posse de Miguel Arraes e Eraldo Gueiros à luz da tradição discursiva. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo identificar rastros de tradicionalidad en el género del discurso inaugural, desde la perspectiva de la Tradición Discursiva, a partir de un corpus compuesto por tres discursos inaugurales de diferentes gobernadores del estado de Pernambuco, quienes juraron en momentos únicos de la historia de Pernambuco y la política brasileña. El primero es el discurso de Miguel Arraes, pronunciado el 31 de enero de 1963; la segunda del Gobernador Eraldo Gueiros Leite, el 15 de marzo de 1971; finalmente, el nuevo discurso de Miguel Arraes, fechado el 15 de marzo de 1987. Los principales puntos analizados en este estudio son: el contexto socio-político-histórico que condujo a la producción de los discursos, sus rasgos identitarios como género, la organización retórica de los mismos, su contenido temático y sus modos de decir, específicamente el papel de los adverbios de modo presentes en los discursos. El estudio pretende contribuir a la investigación sobre la historicidad de los textos, trayendo al análisis los discursos políticos y sus modos de decir del período de la dictadura militar. Como sustento teórico-metodológico para la elaboración de este estudio, nos basamos en las elaboraciones propuestas por KABATEK (2006); GOMES, JUNGBLUTH Y ZAVAM (2020); LONGHIN (2011), BAKHTIN (1997); BARROS (2010); CONSTANCIO y SCHLEE (2021). El análisis mostró que la tradicionalidad está presente en la composición de los discursos inaugurales, revelando evidencias de DT en la muestra analizada. Aunque pronunciados en períodos diferentes e ideológicamente opuestos, los discursos tienen muchas características idénticas en la forma de decir, aunque los dichos presenten singularidades.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar traços de tradicionalidade no gênero discurso de posse, sob a perspectiva da Tradição Discursiva, a partir de um corpus composto por três discursos de posse de distintos governadores do estado de Pernambuco, que foram empossados em momentos singulares da história política pernambucana e brasileira. O primeiro é o discurso de Miguel Arraes, proferido em 31 de janeiro de 1963; o segundo do governador Eraldo Gueiros Leite, de 15 de março de 1971; por fim, o novo discurso de Miguel Arraes, datado de 15 de março de 1987. Os principais pontos analisados neste estudo são: o contexto sócio-político-histórico que levou a produção dos discursos, seus traços identitários enquanto gênero, a organização retórica dos mesmos, seu conteúdo temático e seus modos de dizer, especificamente o papel dos advérbios de modo presentes nos discursos. O estudo visa contribuir com as pesquisas acerca da historicidade dos textos, trazendo para análise discursos políticos e seus modos de dizer situados no período da ditadura militar. Como suporte teórico-metodológico para a elaboração deste estudo, nos baseamos nas elaborações propostas por KABATEK (2006); GOMES, JUNGBLUTH E ZAVAM (2020); LONGHIN (2011), BAKHTIN (1997); BARROS (2010); CONSTANCIO e SCHLEE (2021). A análise demonstrou que a tradicionalidade se faz presente na composição dos discursos de posse, revelando indícios de TD na amostra analisada. Ainda que proferidos em períodos diferentes e opostos ideologicamente, os discursos possuem muitas características idênticas na forma de dizer, ainda que o dizeres apresentem singularidades.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5021
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_sergioaugustoprado.pdf795,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.