Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5015
Título: A importância da Linguística Forense na identificação de autoria em crimes de ameaça.
Autor: Assis, Sérgio José de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2637740965039357
Orientador: Soares, Inaldo Firmino
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0543042624198336
Palavras-chave: Linguística forense;Crime;Ameaça;Análise do discurso
Data do documento: 25-Abr-2023
Citação: ASSIS, Sérgio José de. A importância da Linguística Forense na identificação de autoria em crimes de ameaça. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: El presente trabajo busca analizar y traer reflexiones sobre la importancia del Análisis del Discurso, especialmente en lo que se refiere a la Lingüística Forense y su contribución al esclarecimiento de casos de delitos de lenguaje. Para ello, se utilizó como base la teoría de la Semiolingüística, propuesta por el teórico Patrick Charaudeau, con la ayuda del lingüista forense Welton Pereira e Silva. La metodología utilizada en el trabajo fue la investigación bibliográfica, con un enfoque cualitativo y descriptivo-expositivo y para ello se seleccionaron algunos textos del género carta y/o mensajes con contenidos amenazantes y, a partir de estos textos, observando las características lingüísticas, intentará llegar al autor, imputándole el tipo delictivo con ayuda de la sociolingüística. Considerando que el Curso de Letras es indispensable en la formación de lingüistas, es necesario pensar, entonces, en la simplificación del lenguaje jurídico como política lingüística de materialización del acceso a la Justicia, uniendo así el Derecho al mundo del Análisis del Discurso.
Resumo: O presente trabalho procura analisar e trazer reflexões acerca da importância da Análise do Discurso, sobretudo, no que tange à Linguística Forense e sua contribuição para a elucidação de casos de crimes de linguagem. Para isso, usou-se como base a teoria da Semiolinguística, proposta pelo teórico Patrick Charaudeau, com o auxílio do linguista forense Welton Pereira e Silva. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva-expositiva e para isso, foram selecionados alguns textos do gênero carta e/ ou mensagens contendo conteúdos ameaçadores e, a partir desses textos, observadas as características linguísticas, tentaremos chegar ao autor, imputando-lhe o tipo penal com o auxílio da sociolinguística. Considerando que o Curso de Letras é indispensável na formação de linguistas, é necessário pensar, então, na simplificação da linguagem jurídica como uma política linguística de concretização de acesso à Justiça, unindo, desse modo, o Direito ao mundo da Análise do Discurso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5015
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_sergiojosedeassis.pdf548,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.