Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5014
Título: O personagem sem identidade em Noites brancas, de Fiódor Dostoiévski.
Autor: Torres, Laís Nino Bezerra
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5467129607139985
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Literatura russa;Ficção russa;Identidade (Psicologia) na literatura;Dostoiévski, Fiódor, 1821-1881
Data do documento: 19-Abr-2023
Citação: TORRES, Laís Nino Bezerra. O personagem sem identidade em Noites brancas, de Fiódor Dostoiévski. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo analizar el protagonista de Noites brancas, de Fiódor Doestoiévski. Guiado por las teorías de Antonio Candido y E. M. Foster, nos volvemos para reflexionar sobre el personaje como elemento narrativo que, en la novela, no tiene nombre y se caracteriza como un ser solitario, cuya personalidad es moldeada por una acentuada valorización de la vida interior. Aunque el protagonista tiene la esperanza de llenar su subjetividad a partir de un amor platónico dedicado a Natienka, al final de la novela queda patente que esa brecha no puede atribuirse a otro ser humano, haya vista que la plenitud espiritual de cada individuo reposa en las acciones y en las reflexiones de la propia existencia.
Resumo: Este artigo visa a analisar o protagonista de Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski. Norteado pelas teorias de Antonio Condido e E. M. Foster voltamo-nos para refletir sobre o personagem como elemento narrativo que, no romance, não tem nome e se caracteriza como um ser solitário, cuja personalidade é moldada por uma acentuada valorização da vida interior. Ainda que o protagonista tenha a esperança de preencher a sua subjetividade a partir de um amor platônico dedicado a Natienka, no final do romance fica patente que essa lacuna não pode ser atribuída a outro ser humano, haja vista que a plenitude espiritual de cada indivíduo repousa nas ações e nas reflexões da própria existência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5014
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_laisninobezerratorres.pdf196,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.