Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5005
Título: | O ensino de diário através da literatura introspectiva de Anne Frank |
Autor: | Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3029064867293100 |
Orientador: | Luna, Ewerton Ávila dos Anjos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0502123155013190 |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Estudo e ensino;Gêneros textuais;Diários;Análise do discurso literário;Sequência didática |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Citação: | SANTOS, Maryelle Monique Nascimento Silva. O ensino de diário através da literatura introspectiva de Anne Frank. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Este trabajo investiga la obra El Diario de Ana Frank, escrito durante la Segunda Guerra Mundial, y como el profesor puede trabajar con este libro en la enseñanza media, comprendiendo como el relato de la joven enseña sobre las consecuencias de los prejuicios. Dos autores, Foucault (2009) e Glucksmann (2007), fueron escogidos para fundamentar el análisis del discurso visando comprender la forma como Ana Frank charla con su Querida Kitty y retrata un período de odio entre pueblos. Visando la enseñanza del diario en el clase de Lengua Portuguesa, una secuencia didáctica fue desarrollada para explorar los cuatro ejes de enseñanza, utilizando géneros textuales distintos, conforme las obras Oralidade na Literatura (2000) y Produção de textos na escola (2007). Los resultados obtenidos se basaron en la comprensión de los alumnos sobre el diario, considerando las particularidades de cada género textual estudiado. |
Resumo: | Este trabalho investiga a obra O diário de Anne Frank, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, e como o professor pode trabalhar com este livro no ensino médio, compreendendo como o relato da jovem ensina sobre as consequências dos preconceitos. Dois autores, Foucault (2009) e Glucksmann (2007), foram escolhidos para fundamentar a análise do discurso visando compreender a forma como Anne Frank conversa com sua Querida Kitty e retrata um período de ódio entre povos. Visando o ensino do diário na aula de Língua Portuguesa, uma sequência didática foi desenvolvida para explorar os quatro eixos de ensino, utilizando gêneros textuais distintos, conforme as obras Oralidade na Literatura (2000) e Produção de textos na escola (2007). Os resultados obtidos se basearam na compreensão dos alunos sobre o diário, considerando as particularidades de cada gênero textual estudado. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5005 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_maryellemoniquenascimentosilvasantos.pdf | 423,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.