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Título: O "entre-lugar" vivido por Lima Barreto/Vicente Mascarenhas em Diário do Hospício e Cemitério dos Vivos: a natureza simbólica e a produção desejante
Autor: Silva, Djaneide Jokasta Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6255304125032046
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Literatura brasileira;Crítica literária;Barreto, Lima, 1881-1922
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SILVA, Djaneide Jokasta Alves da. O “entre-lugar” vivido por Lima Barreto/Vicente Mascarenhas em Diário do Hospício e Cemitério dos Vivos: a natureza simbólica e a produção desejante. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo el escritor Lima Barreto y el personaje que creó, Vicente Mascarenhas, ocupan sus lugares en una sociedad marcada por un proceso de eugenesia y colonización: cómo la obra literaria dialoga con este contexto, sobre todo, en lo que se refiere a la obras Diário do hospício (en el que la voz narradora del escritor Lima Barreto relata sus internaciones en el Hospício Nacional dos Alienados, RJ y es también proyecto de la novela que será elaborada: O Cemitério dos Vivos) y O Cemitério dos Vivos ( novela inacabada en la que crea el personaje de Vicente Mascarenhas), ambas escritas entre 1919 y 1920 y publicadas póstumamente en 1953. Nos basaremos en los conceptos de “lugar intermedio” (SANTIAGO, 2000), Naturaleza simbólica/representación del mito Sujeto trágico y edípico (FREUD, 1930), Máquinas deseantes/ Producción deseante (DELEUZE y GATARRI, 1972), La constitución del sufrimiento psicosocial del negro colonizado (FANON, 2008) e entre otros, que sirvieron de base teórica en esta propuesta de lectura de la obra. Se pretende, por tanto, atribuir mayores posibilidades en el trabajo teórico-crítico relacionado con la obra de Lima Barreto.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o escritor Lima Barreto e a personagem por ele criada, Vicente Mascarenhas, ocupam seus lugares em uma sociedade marcada por um processo de eugenia e colonização: como o fazer literário dialoga com esse contexto, sobretudo, no que diz respeito às obras Diário do hospício (na qual a voz narradora do escritor Lima Barreto relata suas internações no Hospício Nacional dos Alienados, RJ e também é um projeto do romance que se elaborará: O Cemitério dos vivos) e O Cemitério dos Vivos (romance inacabado no qual cria a personagem Vicente Mascarenhas), ambos escritos entre 1919 e 1920 e publicados postumamente em 1953. Basearemo-nos nos conceitos de “entre-lugar” (SANTIAGO, 2000), Natureza simbólica/ representação do mito Trágico e sujeito edipiano (FREUD, 1930), Máquinas desejantes/ Produção desejante (DELEUZE e GATARRI, 1972), a constituição do sofrimento psicossocial do negro colonizado (FANON, 2008), entre outros, os quais foram usados como base teórica nesta proposta de leitura da obra. Pretende-se, assim, atribuir maiores possibilidades no fazer teórico-crítico relativo à obra de Lima Barreto.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5002
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