Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4997
Título: O ensino da oralidade e sua contribuição para a inserção do estudante nos diferentes campos de atuação social: um estudo sobre o componente língua portuguesa da BNCC para o ensino médio.
Autor: Lima, Andrezza Fernandes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1716791360857427
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Língua portuguesa;Ensino;Oralidade;Didática
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: LIMA, Andrezza Fernandes. O ensino da oralidade e sua contribuição para a inserção do estudante nos diferentes campos de atuação social: um estudo sobre o componente língua portuguesa da BNCC para o ensino médio. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo analizar la Base Nacional Comum Curricular – BNCC con énfasis en el eje de la enseñanza de la oralidad en la etapa de Bachillerato y las posibilidades de contextualización de esta práctica en diferentes campos de acción social. Dicha investigación se justifica, ya que el documento normativo define los aprendizajes esenciales de la Educación Básica y aparece como referencia nacional para la formulación de los currículos. Para desarrollar nuestra investigación, nos hemos basado en los estudios realizados por: Soares (1998); Antunes (2003); Marcuschi y Dionísio (2007); Schneuwly y Dolz (2004); Rodrigues y Leal (2021); Rojo (2015); Luna (2016); entre otros. Metodológicamente, la modalidad de investigación se define como cualitativa y documental. A partir de los datos recogidos y analizados fue posible concluir que en todos los campos de acción social existen posibilidades de contextualización de las prácticas de oralidad. Para ello, es necesario conocer ampliamente los géneros orales, recurrir a la modelización didáctica y, finalmente, estructurar métodos de evaluación adecuados al eje de enseñanza.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC com ênfase no eixo de ensino da oralidade na etapa do Ensino Médio e as possibilidades de contextualização dessa prática nos diferentes campos de atuação social. Tal pesquisa é justificável, uma vez que o referido documento normativo define as aprendizagens essenciais da Educação Básica e figura como referência nacional para a formulação dos currículos. Para desenvolvermos nossa pesquisa, baseamo-nos nos estudos realizados por: Soares (1998); Antunes (2003); Marcuschi e Dionísio (2007); Schneuwly e Dolz (2004); Rodrigues e Leal (2021); Rojo (2015); Luna (2016); entre outros. Metodologicamente, define-se a modalidade da pesquisa enquanto qualitativa e documental. A partir dos dados coletados e analisados foi possível concluir que em todos os campos de atuação social há possibilidades de contextualização das práticas da oralidade. Para isso, faz-se necessário conhecer amplamente os gêneros orais, recorrer a modelização didática e, por fim, estruturar métodos avaliativos adequados ao eixo de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4997
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_andrezzafernandeslima.pdf416,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.