Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4996
Título: Inácia Leandro: a narrativa neorregionalista de Ronaldo Correia de Brito.
Autor: Matos, Thuany de Almeida
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8998623391984975
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Regionalismo na literatura;Conto;Crítica literária
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: MATOS, Thuany de Almeida. Inácia Leandro: a narrativa neorregionalista de Ronaldo Correia de Brito. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabajo pretende analizar el cuento “Inácia Leandro”, del libro Faca, de Ronaldo Correia de Brito. Guiado por las teorías de Antonio Candido, presentadas en Formação da Literatura Brasileira (1975); Textos de intervenção (2002); Literatura e sociedade (1980); A educação pela noite e outros ensaios (1987) y Literatura e formação do homem (1972), abordamos los orígenes del Regionalismo y su continuidad en el Superregionalismo y el Neorregionalismo. Bajo el prisma dialéctico, analizamos el relato de Ronaldo Correia de Brito, que transfigura un personaje femenino por medio del discurso indirecto, en el que recuerda los hechos a través del espacio y la memoria, recurso que proporciona una descripción espacial del sertão. Concluimos que el cuento analizado pertenece a la continuidad de la vertiente regionalista, el Neorregionalismo, ya que presenta la descripción del espacio del interior, permitiendo una mayor libertad ficcional, con apertura para el protagonismo femenino y la presencia del misticismo.
Resumo: Este trabalho busca analisar o conto “Inácia Leandro”, do livro Faca, de Ronaldo Correia de Brito. Norteado pelas teorias de Antonio Candido, apresentadas em Formação da Literatura Brasileira (1975); Textos de intervenção (2002); Literatura e sociedade (1980); A educação pela noite e outros ensaios (1987) e Literatura e formação do homem (1972), abordamos as origens do Regionalismo e sua continuidade no Super-regionalismo e no Neorregionalismo. Sob o prisma dialético, analisamos o relato de Ronaldo Correia de Brito, que transfigura uma personagem feminina por meio do discurso indireto, a partir do qual ela rememora fatos através do espaço e da memória, recurso que propicia uma descrição espacial do sertão. Por fim, conclui-se que o conto analisado pertence à continuidade da vertente regionalista, o Neorregionalismo, já que apresenta a descrição do espaço sertanejo, permitindo uma maior liberdade ficcional, com abertura para o protagonismo feminino e a presença do misticismo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4996
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_thuanydealmeidamatos.pdf193,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.