Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4993
Título: As práticas de uma avaliação dissimulada distantes do processo de ensino-aprendizagem democrático.
Autor: Silva, Ermirio Simões Batista da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6621865964089992
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Língua portuguesa;Ensino;Avaliação
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: SILVA, Ermirio Simões Batista da. As práticas de uma avaliação dissimulada distantes do processo de ensino-aprendizagem democrático. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este artículo propone el análisis de preguntas del cuadernillo de prueba de la segunda fase del Sistema Serial de Evaluación (SSA), de la Universidad de Pernambuco (UPE), a través de las teorías de la Enseñanza de la Lengua Portuguesa, centrándose en los procesos de evaluación a la luz del eje lector. Abordaremos las transformaciones de los paradigmas involucrados en la evaluación, los aspectos de una práctica pedagógica que promueve jerarquías escolares, lãs perspectivas de la medición del conocimiento en el contexto evaluativo, las características de uma pregunta objetiva y las relaciones del examen de ingreso con las concepciones del lenguaje, con el fin de sustentar la forma en que las preguntas minimizan la capacidad interaccional, lectora y productora de significados y conocimientos en el contexto de la evaluación. Finalmente, señalaremos hallazgos que revelan el mantenimiento de una práctica que no democratiza al alumno evaluado, colocándolo en el lugar de un reproductor de saberes del siglo XXI.
Resumo: Este artigo propõe a análise de questões do caderno de provas da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), através das teorias de Ensino de Língua Portuguesa, com foco nos processos de avaliação sob a luz do eixo da leitura. Abordaremos as transformações dos paradigmas envolvidos na avaliação, os aspectos de uma prática pedagógica que promovem hierarquias escolares, as perspectivas da medição do conhecimento no contexto avaliativo, as características de uma questão objetiva e as relações do vestibular com as concepções de língua, a fim de fundamentar o modo pelo qual as questões minimizam a capacidade interacional, leitora e produtora de sentidos e saberes no contexto da avaliação. Por fim, apontaremos constatações as quais revelam a manutenção de uma prática que não democratiza o estudante avaliado, colocando-o no lugar de reprodutor do saber em pleno século XXI.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4993
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ermiriosimoesbatistadasilva.pdf212,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.