Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983
Título: Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas
Autor: Silva, Danylo David de Lima
Medeiros, Gilliard Barbosa de
Barbosa, Leíce Germana da Silva
Carvalho, Maria Eduarda Alves de
Oliveira, Nayara de Lima
Melo, Rayanne Fernanda da Costa
Silva, Ivoneide Mendes da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa;Metodologia;Métodos de ensino;Ensino superior;Prática de ensino;Inovações educacionais;Ensino híbrido;Ensino auxiliado por computador;Tecnologia educacional
Data do documento: 2021
Editor: EDUFRPE
Citação: SILVA, Danylo David de Lima [et al.]. Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas. Recife: EDUFRPE, 2021. 30 p.
Abstract: Diversas são as Metodologias Ativas e nesse e-book será destacado o Ensino Híbrido (EH). Resumidamente e em seu sentido mais estrito, é uma metodologia que combina o presencial e on-line de modo que os estudantes possam trabalhar em grupos e/ou individualmente na construção de saberes (MORAN, 2015). O EH é composto por algumas estratégias de ensino: a sala de aula invertida, a rotação individual, o laboratório rotacional e a rotação por estação. Essas estratégias estimulam e propiciam um ambiente de pesquisa, reflexão e autonomia para construção dos processos de ensino e aprendizagem entre pares (BACICH, 2015). Este E-book é um convite à reflexão por parte de professores em todos os níveis de ensino. Apresenta-se aqui a urgência da mudança de paradigma nas escolas e também universidades, bem como um exemplo de atividade utilizando a metodologia ativa aqui escolhida (EH) como enfoque do e-book. Também serão disponibilizados artigos com experiências exitosas, como forma de inspirar novas práticas por parte dos profissionais da educação e recursos possíveis para tornar o ensino mais dinâmico, colaborativo e criativo. Vale ressaltar que não é intenção deste e-book a romantização nem apresentação dessas metodologias como fonte de resolução dos problemas da educação e ou do ensino das ciências. Antes, a intenção é apresentar possíveis propostas, causar inquietação e dar subsídios para a construção de novas práticas. O chão da escola é muitas vezes árduo e burocrático, mas a prática de sala de aula pode ser (re)pensada para tornar esse ambiente lugar de troca de saberes, construção de conhecimento e espaço para reflexão não apenas de conteúdos, mas sobre a vida em sociedade e o papel do cidadão frente aos problemas que enfrentam.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983
ISBN: 978-65-86547-44-3
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_ensinohibridonoensinodeciencias.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.