Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983
Título: | Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas |
Autor: | Silva, Danylo David de Lima Medeiros, Gilliard Barbosa de Barbosa, Leíce Germana da Silva Carvalho, Maria Eduarda Alves de Oliveira, Nayara de Lima Melo, Rayanne Fernanda da Costa Silva, Ivoneide Mendes da |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa;Metodologia;Métodos de ensino;Ensino superior;Prática de ensino;Inovações educacionais;Ensino híbrido;Ensino auxiliado por computador;Tecnologia educacional |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | EDUFRPE |
Citação: | SILVA, Danylo David de Lima [et al.]. Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas. Recife: EDUFRPE, 2021. 30 p. |
Abstract: | Diversas são as Metodologias Ativas e nesse e-book será destacado o Ensino Híbrido (EH). Resumidamente e em seu sentido mais estrito, é uma metodologia que combina o presencial e on-line de modo que os estudantes possam trabalhar em grupos e/ou individualmente na construção de saberes (MORAN, 2015). O EH é composto por algumas estratégias de ensino: a sala de aula invertida, a rotação individual, o laboratório rotacional e a rotação por estação. Essas estratégias estimulam e propiciam um ambiente de pesquisa, reflexão e autonomia para construção dos processos de ensino e aprendizagem entre pares (BACICH, 2015). Este E-book é um convite à reflexão por parte de professores em todos os níveis de ensino. Apresenta-se aqui a urgência da mudança de paradigma nas escolas e também universidades, bem como um exemplo de atividade utilizando a metodologia ativa aqui escolhida (EH) como enfoque do e-book. Também serão disponibilizados artigos com experiências exitosas, como forma de inspirar novas práticas por parte dos profissionais da educação e recursos possíveis para tornar o ensino mais dinâmico, colaborativo e criativo. Vale ressaltar que não é intenção deste e-book a romantização nem apresentação dessas metodologias como fonte de resolução dos problemas da educação e ou do ensino das ciências. Antes, a intenção é apresentar possíveis propostas, causar inquietação e dar subsídios para a construção de novas práticas. O chão da escola é muitas vezes árduo e burocrático, mas a prática de sala de aula pode ser (re)pensada para tornar esse ambiente lugar de troca de saberes, construção de conhecimento e espaço para reflexão não apenas de conteúdos, mas sobre a vida em sociedade e o papel do cidadão frente aos problemas que enfrentam. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983 |
ISBN: | 978-65-86547-44-3 |
Aparece nas coleções: | Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
livro_ensinohibridonoensinodeciencias.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.