Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Danylo David de Lima-
dc.contributor.authorMedeiros, Gilliard Barbosa de-
dc.contributor.authorBarbosa, Leíce Germana da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Eduarda Alves de-
dc.contributor.authorOliveira, Nayara de Lima-
dc.contributor.authorMelo, Rayanne Fernanda da Costa-
dc.contributor.authorSilva, Ivoneide Mendes da-
dc.date.accessioned2023-09-06T16:59:49Z-
dc.date.available2023-09-06T16:59:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Danylo David de Lima [et al.]. Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas. Recife: EDUFRPE, 2021. 30 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86547-44-3-
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4983-
dc.description.abstractDiversas são as Metodologias Ativas e nesse e-book será destacado o Ensino Híbrido (EH). Resumidamente e em seu sentido mais estrito, é uma metodologia que combina o presencial e on-line de modo que os estudantes possam trabalhar em grupos e/ou individualmente na construção de saberes (MORAN, 2015). O EH é composto por algumas estratégias de ensino: a sala de aula invertida, a rotação individual, o laboratório rotacional e a rotação por estação. Essas estratégias estimulam e propiciam um ambiente de pesquisa, reflexão e autonomia para construção dos processos de ensino e aprendizagem entre pares (BACICH, 2015). Este E-book é um convite à reflexão por parte de professores em todos os níveis de ensino. Apresenta-se aqui a urgência da mudança de paradigma nas escolas e também universidades, bem como um exemplo de atividade utilizando a metodologia ativa aqui escolhida (EH) como enfoque do e-book. Também serão disponibilizados artigos com experiências exitosas, como forma de inspirar novas práticas por parte dos profissionais da educação e recursos possíveis para tornar o ensino mais dinâmico, colaborativo e criativo. Vale ressaltar que não é intenção deste e-book a romantização nem apresentação dessas metodologias como fonte de resolução dos problemas da educação e ou do ensino das ciências. Antes, a intenção é apresentar possíveis propostas, causar inquietação e dar subsídios para a construção de novas práticas. O chão da escola é muitas vezes árduo e burocrático, mas a prática de sala de aula pode ser (re)pensada para tornar esse ambiente lugar de troca de saberes, construção de conhecimento e espaço para reflexão não apenas de conteúdos, mas sobre a vida em sociedade e o papel do cidadão frente aos problemas que enfrentam.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEDUFRPEpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEnsino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativaspt_BR
dc.typeBookpt_BR
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_ensinohibridonoensinodeciencias.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.