Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4952
Título: Silenciamento e subalternização em Americanah, de Chimamanda Adichie.
Autor: Alexandre, Taciana de Moura
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8185087523778841
Orientador: Almeida, Sherry Morgana Justino de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
Palavras-chave: Literatura africana;Negras na literatura;Adichie, Chimamanda Ngozi, 1977-
Data do documento: 2022
Citação: ALEXANDRE, Taciana de Moura. Silenciamento e subalternização em Americanah, de Chimamanda Adichie. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabajo propone una lectura del silenciamiento y subalternización de la mujer negra en la novela Americanah (2013), de la escritora nigeriana Chimamanda Adichie. El análisis privilegia al personaje principal Ifemelu, pero también se vuelve a discutir otros personajes femeninos con el fin de ratificar la hipótesis de que las mujeres negras son aún el grupo social que más sufren con la estructura social patriarcal y racista, en especial, cuando se encuentran en la condición de inmigrante, como nos muestra la trama de la obra. Para realizar este breve estudio, como base teórica, recurrimos al pensamiento de Grada Kilomba (2019), Gayatri Spivak (2010), Angela Davis (2016), Bell Hooks (2015), Lélia González y Carlos Hasenbalg (1982), Julia Kristeva (1994) y, además, de la propia Chimamanda Adichie (2019).
Resumo: Este trabalho propõe uma leitura do silenciamento e subalternização da mulher negra no romance Americanah (2013), da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. A análise privilegia a personagem principal Ifemelu, mas também se volta a discutir outras personagens femininas com intuito de ratificar a hipótese de que as mulheres negras são ainda o grupo social que mais sofrem com a estrutura social patriarcal e racista, em especial, quando se encontram na condição de imigrante, como nos mostra o enredo da obra. Para efetuar esse breve estudo, como base teórica, recorremos ao pensamento de Grada Kilomba (2019), Gayatri Spivak (2010), Angela Davis (2016), bell hooks (2015), Lélia González e Carlos Hasenbalg (1982), Julia Kristeva (1994) e, ainda, da própria Chimamanda Adichie (2019).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4952
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_tacianademouraalexandre.pdf303,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.