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Título: ANÁLISE VIBRACIONAL DA VARIAÇÃO DO FATOR DE AMORTECIMENTO NA SUSPENSÃO TRASEIRA DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS: UMA MODELAGEM MATEMÁTICA.
Autor: Ramos, Emanuel Beril Sousa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3433224077980231
Orientador: Simões, Thiago Araujo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7903824177570749
Palavras-chave: vibrações;fator de amortecimento;suspensão
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: RAMOS, Emanuel Beril Sousa. ANÁLISE VIBRACIONAL DA VARIAÇÃO DO FATOR DE AMORTECIMENTO NA SUSPENSÃO TRASEIRA DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS: UMA MODELAGEM MATEMÁTICA. 2023. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: Shock absorbers are one of the main components of a vehicle's suspension, important both for the comfort and for the safety provided by the vehicle to the occupants. The correct design of a shock absorber involves the study of vehicle dynamics through mechanical vibrations, machine elements and fluid mechanics, taking into account parameters that may vary between road and off-road vehicles. Thus, this study proposes a mathematical model of Scripts for the analysis of a simplified mechanical system with 1 degree of freedom, where it is possible to perform the variation of vibration parameters, in addition to the simulation of failures and the identification of their consequences to the vehicle and pilot. The developed model was applied with data from a generic 150cc motorcycle and supported by the literature, with its analyses, in addition to the discussion and understanding of real situations, it was possible to determine which parameter should be modified in a damping project to achieve specific objectives. After the study, it was possible to define that the best way to control the damping range is through the dimensioning of the hydraulic component, being the spring stiffness, therefore, a component of control of the oscillation frequency with a preload adjustment that serves as a secondary device for varying the damping range on a smaller scale. Finally, it was possible to confirm the hypothesis that the decrease in the damping coefficient leads to a greater amount of oscillations, in addition to impacting a longer response time for the system to reach equilibrium.
Resumo: Amortecedores são um dos principais componentes da suspensão de um veículo, importantes tanto para o conforto quanto para a segurança proporcionada pelo veículo aos ocupantes. O projeto correto de um amortecedor envolve o estudo da dinâmica veicular através das vibrações mecânicas, elementos de máquina e mecânica dos fluidos, levando em consideração os parâmetros que podem variar entre veículos para estrada e off-road. Assim, esse estudo propõe um modelo matemático de Scripts para análise de um sistema mecânico simplificado com 1 grau de liberdade, onde é possível realizar a variação de parâmetros de vibrações, além da simulação de falhas e a identificação de suas consequências ao veículo e piloto. O modelo desenvolvido foi aplicado com os dados de uma motocicleta genérica de 150cc e apoio da literatura, com suas análises, além da discussão e entendimento de situações reais, foi possível determinar qual parâmetro deve ser modificado em um projeto de amortecimento para atingir objetivos específicos. Após o estudo, foi possível definir que a melhor forma de controlar a faixa de amortecimento é através do dimensionamento do componente hidráulico, sendo a rigidez da mola, portanto, um componente de controle da frequência de oscilação com um ajuste de pré-carga que serve como dispositivo secundário de variação em menor escala a faixa de amortecimento. Por fim, foi possível confirmar a hipótese de que a diminuição do coeficiente de amortecimento leva a uma maior quantidade de oscilações, além de impactar em um tempo de resposta maior do sistema para atingir o equilíbrio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4930
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