Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4916
Título: O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e Paulo Freire.
Autor: Silva, Raul Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2467433993885500
Orientador: Miranda, Humberto da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1254987493556824
Palavras-chave: Infância;Menores de rua;Direitos humanos;Educação social;Prática pedagógica
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: SILVA, Raul Alves da. O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e Paulo Freire. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The National Movement of Street Boys and Girls is a political social movement that seeks to articulate activists for the cause of the rights of children and adolescents in situations of social vulnerability. The Movement emerged in 1985 in the political scenario of the redemocratization of Brazilian politics and of questioning social policies and the educational model. The objective of this research is to analyze the educational practices developed and applied by the movement and its educators during the 1980s-1990s and the influence of Paulo Freire. For the development of this research we appropriated the methodology of discourse analysis under the Foucaultian perspective. As a result of this investigation, we observe that educators use the education method of the thinker Paulo Freire to achieve their political goals of guaranteeing and conquering childhood rights, as well as that children and adolescents themselves are transforming agents of their socialreality, understanding the right to education as a human right.
Resumo: O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua é um movimento social político que busca articular militantes da causa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Movimento surge em 1985 no cenário político de redemocratização da política brasileira e de questionamentos às políticas sociais e ao modelo educativo. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas educativas desenvolvidas e aplicadas pelo movimento e seus educadores durante a década de 1980- 1990 e a influência do Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa nos apropriamos da metodologia da analise de discurso sob a perspectiva Foucaultiana. Como resultados desta investigação, observamos que os educadores se apropriam do método de educação do pensador Paulo Freire para atingir seus objetivos políticos de garantia e conquistas de direitos à infância, assim como que as próprias crianças e adolescentes sejam agentes transformadores de sua realidade social, entendendo o direito a educação como um direito humano.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4916
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_raulalvesdasilva.pdf328,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.