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dc.contributor.advisorMiranda, Humberto da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Raul Alves da-
dc.date.accessioned2023-08-22T16:09:26Z-
dc.date.available2023-08-22T16:09:26Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Raul Alves da. O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e Paulo Freire. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4916-
dc.descriptionO Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua é um movimento social político que busca articular militantes da causa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Movimento surge em 1985 no cenário político de redemocratização da política brasileira e de questionamentos às políticas sociais e ao modelo educativo. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas educativas desenvolvidas e aplicadas pelo movimento e seus educadores durante a década de 1980- 1990 e a influência do Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa nos apropriamos da metodologia da analise de discurso sob a perspectiva Foucaultiana. Como resultados desta investigação, observamos que os educadores se apropriam do método de educação do pensador Paulo Freire para atingir seus objetivos políticos de garantia e conquistas de direitos à infância, assim como que as próprias crianças e adolescentes sejam agentes transformadores de sua realidade social, entendendo o direito a educação como um direito humano.pt_BR
dc.description.abstractThe National Movement of Street Boys and Girls is a political social movement that seeks to articulate activists for the cause of the rights of children and adolescents in situations of social vulnerability. The Movement emerged in 1985 in the political scenario of the redemocratization of Brazilian politics and of questioning social policies and the educational model. The objective of this research is to analyze the educational practices developed and applied by the movement and its educators during the 1980s-1990s and the influence of Paulo Freire. For the development of this research we appropriated the methodology of discourse analysis under the Foucaultian perspective. As a result of this investigation, we observe that educators use the education method of the thinker Paulo Freire to achieve their political goals of guaranteeing and conquering childhood rights, as well as that children and adolescents themselves are transforming agents of their socialreality, understanding the right to education as a human right.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMenores de ruapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e Paulo Freirept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2467433993885500pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1254987493556824pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
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