Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4881
Título: Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena.
Autor: Barros, Paloma Fernanda Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9965995102025161
Orientador: Luna, Suely Cristina Albuquerque de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4941715690112297
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;História indígena;Livros didáticos;Indígenas nos livros didáticos;Análise de conteúdo
Data do documento: 19-Abr-2023
Citação: BARROS, Paloma Fernanda Silva. Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta monografía presenta un análisis sobre los enfoques y perspectivas de la enseñanza de la Historia y de la Historia Indígena, a ser realizado de forma comparativa entre el libro de texto “História.doc (6º grado)” de autoría de Ronaldo Vainfas (2018), aprobado para el PNLD 2020 y el libro de texto "Historia Indígena" (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) producido por la Comisión Pro Indio de Acre. Se pretende, por lo tanto, identificar a través de la Ley 11.645/2008 los aspectos de importancia de la enseñanza de la Historia y Cultura Indígena en los libros de texto. En consecuencia, se pretende analizar los enfoques historiográficos de los conceptos propuestos y comprender las metodologías de uso de las fuentes históricas en ambas obras. Los libros analizados tienen autores que pertenecen a distintos grupos étnicos y esto se puede observar en los aspectos más generales de los materiales didácticos. A partir de las cuestiones mencionadas, se presentan reflexiones, estudios e interrogantes sobre la dinámica de exposición de contenidos históricos en los libros de texto.
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4881
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_palomafernandasilvabarros.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.