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dc.contributor.advisorLuna, Suely Cristina Albuquerque de-
dc.contributor.authorBarros, Paloma Fernanda Silva-
dc.date.accessioned2023-08-18T14:37:41Z-
dc.date.available2023-08-18T14:37:41Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationBARROS, Paloma Fernanda Silva. Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4881-
dc.descriptionEsta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografía presenta un análisis sobre los enfoques y perspectivas de la enseñanza de la Historia y de la Historia Indígena, a ser realizado de forma comparativa entre el libro de texto “História.doc (6º grado)” de autoría de Ronaldo Vainfas (2018), aprobado para el PNLD 2020 y el libro de texto "Historia Indígena" (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) producido por la Comisión Pro Indio de Acre. Se pretende, por lo tanto, identificar a través de la Ley 11.645/2008 los aspectos de importancia de la enseñanza de la Historia y Cultura Indígena en los libros de texto. En consecuencia, se pretende analizar los enfoques historiográficos de los conceptos propuestos y comprender las metodologías de uso de las fuentes históricas en ambas obras. Los libros analizados tienen autores que pertenecen a distintos grupos étnicos y esto se puede observar en los aspectos más generales de los materiales didácticos. A partir de las cuestiones mencionadas, se presentan reflexiones, estudios e interrogantes sobre la dinámica de exposición de contenidos históricos en los libros de texto.pt_BR
dc.format.extent81 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectIndígenas nos livros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleUma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9965995102025161pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4941715690112297pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
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