Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875
Título: Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
Autor: Brito, Anderson da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3021512671623241
Orientador: Laurentino, Auta Luciana
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3805752873099282
Palavras-chave: Arte;Design;Regionalismo na arte;Tecnologias digitais;Identidade cultural
Data do documento: 22-Jun-2023
Citação: BRITO, Anderson da Silva. Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2023.
Abstract: The present work proposes a dialogue between art and design, thus consolidating art-design. Its approach takes place in the digital field, considering aspects of identity production and recognition, here brought from media cultures. For its development, it uses the methodology in design thinking, seeking to format the artistic experimental project from stages. Initially, a field survey was carried out to understand the public's view of the cultural recognition of their regions and possibilities for artistic communication. Having done this, we produced the artistic campaign considering the northeast region and its affective and rational attributes. The results expressed bring a vision of new possibilities of communication about the theme of regionalism, appropriating aspects of art-design for the development of digital productions that can dialogue with the public and fulfill their social role towards those who consume it.
Resumo: O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andersondasilvabrito.pdf15,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.