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Título: O conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da política de educação do Ensino Médio das escolas estaduais de Pernambuco.
Autor: Monte, Paulo Henrique Souza do
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física escolar;Ensino médio;Jogos;Currículo;Análise de conteúdo;Educação e Estado
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: MONTE, Paulo Henrique Souza do. O conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da política de educação do Ensino Médio das escolas estaduais de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: We can say that the game is a cultural expression in society, consisting of social practices located in different historical contexts, experienced in different places. Its experience takes place in communities, territories, cities, public and private spaces. The school is one of these spaces where games are experienced. However, the school differs from other spaces by carrying out an educational process with the pedagogical treatment of knowledge / teaching content Game, which is presented and taught to students by the Physical Education teacher based on objectives, teaching methods and evaluation. In this context, this research has the general objective: To analyze the teaching content of Game in the guiding documents of School Physical Education (BNCC and Curriculum of Pernambuco) in High School in state schools of Pernambuco. As for the specific objectives, we seek to: Analyze the Game and its relationship with the guiding documents of the educational policy for school physical education in the production of scientific articles on the subject; Analyze the educational policy of Physical Education in High School as guiding and guiding documents for state public schools in Pernambuco; Understanding the teaching content Game in school Physical Education from its historicity; To analyze the teaching content Game in the curricular proposals of Physical Education in the BNCC 2018 and in the Curriculum of Pernambuco in the 2021 High School. We found that the scientific articles bring a series of contestations with regard to the new proposals in relation to Physical Education and the game. Finally, we believe that greater attention should be paid to what the guiding documents for the practice of Physical Education and games propose, considering that they are essential in secondary education in the state network of Pernambuco.
Resumo: Podemos afirmar que o jogo é uma expressão cultural na sociedade, constituído por práticas sociais situadas em diferentes contextos históricos, vivenciada nos variados locais. Sua vivência se dá nas comunidades, territórios, cidades, espaços públicos e privados. A escola é um desses espaços de vivência dos jogos. Contudo, a escola se diferencia dos outros espaços por realizar um processo educativo com o trato pedagógico do conhecimento /conteúdo de ensino Jogo, que é apresentado e ensinado aos alunos pelo professor de Educação Física a partir de objetivos, métodos de ensino e avaliação. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da Educação Física escolar (BNCC e Currículo de Pernambuco) no Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: analisar o jogo e sua relação com os documentos norteadores da política educacional para a Educação Física escolar na produção de artigos científicos sobre o tema; analisar a política educacional da Educação Física no Ensino Médio enquanto documentos norteadores e orientadores para as escolas públicas estaduais de Pernambuco; compreender o conteúdo de ensino jogo na Educação Física escolar a partir de sua historicidade; analisar o conteúdo de ensino jogo nas propostas curriculares da Educação Física na BNCC 2018 e no Currículo de Pernambuco no Ensino Médio 2021. Diante disso, propomos uma pesquisa documental e bibliográfica, fazendo um diálogo entre o que consta nos documentos oficiais e os artigos científicos. Constatamos que os artigos científicos trazem uma série de contestações no que diz respeito às novas propostas em relação à Educação Física e o jogo. Por fim, consideramos que deve-se dar uma maior atenção ao que propõe os documentos orientadores da prática da Educação Física e do jogo, pois considerando que são essenciais no ensino médio da rede estadual de Pernambuco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4867
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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