Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4851
Título: Relatório de descrição de atividades do Programa de Residência e Saúde Única como estratégia de abordagem para pessoas em situação de acumulação
Autor: Felix, Laelia Reginae do Monte Pessoa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6805173007258138
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Transtorno de acumulação;Extensão universitária;Saúde pública
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: FELIX, Laelia Reginae do Monte Pessoa. Relatório de descrição de atividades do Programa de Residência e Saúde Única como estratégia de abordagem para pessoas em situação de acumulação. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência) – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O Programa de Residência em Área Profissional em Saúde – Medicina Veterinária/UFRPE é um Programa na modalidade de ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinado exclusivamente a profissionais médicos-veterinários. É uma formação opcional, mas possibilita um intensivo treinamento teórico-prático supervisionado para a formação de profissionais qualificados. O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelo residente durante o biênio 2019-2021 Entre os meses de março e abril foram realizadas as disciplinas obrigatórias e posteriormente são realizadas as atividades práticase teórico-práticas da área de concentração da saúde pública. A vivência foi realizada na Prefeitura da Cidade do Recife, mais precisamente na Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário (DS) VII, onde foi possível acompanhar as quatro vigilâncias. Na área de Vigilância Ambiental foi possível participar do planejamento, organização e monitoramento de duas campanhas antirrábicas, além da pós-campanha. Foram realizadas visitas técnicas domiciliares em casos suspeitos de zoonoses, maus-tratos, acumuladores e arboviroses, além do acompanhamento do Levantamento rápido do índice de infestação por Aedes aegypti (LIRAa), controle de roedores e animais sinantrópicos, participar do processo de territorialização do DS, e de outras ações programadas no enfrentamento da COVID-19 e Inquérito de Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Na área de Vigilância Epidemiológica foram acompanhadas investigações de óbito suspeitos por zika, dengue, Chikungunya e leptospirose, além das atividades relacionadas a COVID-19. Também foi possível realizar palestras sobre esporotricose para profissionais de saúde, participar da construção do boletim da Vigilância em Saúde e da campanha de vacinação contra sarampo e influenza. Já na área de Vigilância Sanitária foi possível participar da inspeção de estabelecimentos relacionados a saúde e, em conjunto com a Vigilância em Saúde do Trabalhador, auxiliar na organização de um simpósio e realizar uma pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas de manipuladores em padarias e panificadoras. Diante do exposto, pode-se observar a importância do Programa de Residência em Medicina Veterinária na formação do médico veterinário na saúde pública e especificamente pela experiência adquirida na área de Vigilância em Saúde.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4851
Aparece nas coleções:TCR - Especialização em Residência Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcr_laeliareginaedomontepessoafelix.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.