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Título: Patrimônios contando histórias: do Istmo ao Pilar
Autor: Morais, Maria Caroline Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4593601484688659
Orientador: Borges, Caroline
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5680555123049443
Co-orientador : Nascimento, Ana Lúcia Oliveira do
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0223016826925051
Palavras-chave: Educação patrimonial;Recife – História;História – Estudo e ensino;Sítios arqueológicos
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: MORAIS, Maria Caroline Silva. Patrimônios contado história: do istmo ao pilar. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In this Final Undergraduate Thesis, we built a heritage education guide based on the activities of the Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, with its archaeological work in Comunidade do Pilar, Recife-PE, where were found materials of great relevance to the history of the city and the country. We seek to elaborate a support material for teachers to help them build a reflective, critical and autonomous teaching, meeting the demands of public education policies represented by the Common National Curricular Base (BNCC). To this end, we conducted a study on the History of Education in Brazil, delimiting as a starting point the 1988 Constitution until the elaboration of the National Base, aiming to identify the goals and norms elaborated for education in Brazil. Then, we studied the possibilities of producing a didactic product from the material found in the archeological project developed in Pilar. Thus, considering the importance of History Teaching for the formation of critical citizens and social memory, uniting research and education, we designed a guide that opens space for dissemination and dialogue of the studies developed, but without dismissing the guidelines and norms of education.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso construímos uma guia de educação patrimonial baseando-nos nas atividades do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com seu trabalho arqueológico na Comunidade do Pilar, Recife-PE, onde foram encontrados materiais de grande relevância para história da cidade e do país. Buscamos elaborar um material de apoio para aos professores que os auxiliem na construção de um ensino reflexivo, crítico e autônomo, atendendo as demandas das políticas públicas de educação representadas pela Base Nacional Comum Curricular. Para isso, realizamos um estudo sobre a História da Educação do Brasil, delimitando como ponto de partida a Constituição e 1988 até a elaboração da Base Nacional visando identificar os objetivos e normativas elaboradas para educação no Brasil. Depois, estudamos as possibilidades de produção de um produto didático a partir do material encontrado no projeto arqueológico desenvolvido no Pilar. Assim, considerando a importância do Ensino de História para a formação de cidadãos críticos e da memória social, unindo pesquisa e educação, projetamos um guia que abre espaço para divulgação e diálogo dos estudos desenvolvidos, mas sem dispensar as diretrizes e normas do ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4814
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

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