Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Caroline-
dc.contributor.authorMorais, Maria Caroline Silva-
dc.date.accessioned2023-08-09T20:01:55Z-
dc.date.available2023-08-09T20:01:55Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationMORAIS, Maria Caroline Silva. Patrimônios contado história: do istmo ao pilar. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4814-
dc.descriptionNeste trabalho de conclusão de curso construímos uma guia de educação patrimonial baseando-nos nas atividades do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com seu trabalho arqueológico na Comunidade do Pilar, Recife-PE, onde foram encontrados materiais de grande relevância para história da cidade e do país. Buscamos elaborar um material de apoio para aos professores que os auxiliem na construção de um ensino reflexivo, crítico e autônomo, atendendo as demandas das políticas públicas de educação representadas pela Base Nacional Comum Curricular. Para isso, realizamos um estudo sobre a História da Educação do Brasil, delimitando como ponto de partida a Constituição e 1988 até a elaboração da Base Nacional visando identificar os objetivos e normativas elaboradas para educação no Brasil. Depois, estudamos as possibilidades de produção de um produto didático a partir do material encontrado no projeto arqueológico desenvolvido no Pilar. Assim, considerando a importância do Ensino de História para a formação de cidadãos críticos e da memória social, unindo pesquisa e educação, projetamos um guia que abre espaço para divulgação e diálogo dos estudos desenvolvidos, mas sem dispensar as diretrizes e normas do ensino.pt_BR
dc.description.abstractIn this Final Undergraduate Thesis, we built a heritage education guide based on the activities of the Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, with its archaeological work in Comunidade do Pilar, Recife-PE, where were found materials of great relevance to the history of the city and the country. We seek to elaborate a support material for teachers to help them build a reflective, critical and autonomous teaching, meeting the demands of public education policies represented by the Common National Curricular Base (BNCC). To this end, we conducted a study on the History of Education in Brazil, delimiting as a starting point the 1988 Constitution until the elaboration of the National Base, aiming to identify the goals and norms elaborated for education in Brazil. Then, we studied the possibilities of producing a didactic product from the material found in the archeological project developed in Pilar. Thus, considering the importance of History Teaching for the formation of critical citizens and social memory, uniting research and education, we designed a guide that opens space for dissemination and dialogue of the studies developed, but without dismissing the guidelines and norms of education.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectRecife (PE) - Históriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSítios arqueológicospt_BR
dc.titlePatrimônios contando histórias: do Istmo ao Pilarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4593601484688659pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680555123049443pt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Ana Lúcia Oliveira do-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0223016826925051pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_guiaedu_mariacarolinesilvamorais.pdf285,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
guiaeducacional_mariacarolinesilvamorais1.pdf9,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.