Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Thiago Dias Oliveira-
dc.contributor.authorAmorim, Welisson de Almeida-
dc.date.accessioned2023-07-21T15:33:32Z-
dc.date.available2023-07-21T15:33:32Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.citationAMORIM, Welisson de Almeida. Ensino e aprendizagem dos polígonos regulares: uma abordagem lúdica sobre os movimentos de simetria no ensino fundamental. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4782-
dc.descriptionO ensino da geometria no ensino fundamental está atrelado à visualização do objeto geométrico e a noções matemáticas essenciais. Quando possível, deve-se co-relacionar objetos físicos com a teoria, a fim de estabelecer um melhor entendimento para com os estudantes. Dessa forma, esse trabalho usa desse argumento para sua construção e aborda uma relação íntima com o uso de objetos físicos e a teoria. Este trabalho tem como foco apresentar processo de ensino e aprendizagem dos polígonos regulares sobre os seus movimentos de simetria. Dado de forma sistemática, esse processo é dado através da relação com a teoria de grupos diedrais e o uso de materiais lúdicos que permeiam o cotidiano infantil. Em especial, tais materiais são relacionados com o personagem “Patrick Estrela” do seriado infantil “Bob Esponja” e um jogo infantil de tabuleiro chamado de “Tábua geométrica”. Afim de que sua utilização esteja relacionada não só aos polígonos regulares, mas também as suas características. Falando nisso, uma característica muito importante dos polígonos regulares é sua forma invariante quando aplicados movimentos de rotação e reflexão. Daí, este trabalho utiliza dessa propriedade e dos objetos físicos/lúdicos já citados para estabelecer uma melhor assimilação no ensino e aprendizagem sobre os polígonos regulares. Quando formuladas, tais relações serão aplicadas em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, explanando ao final, todos os resultados da intervenção.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of geometry in elementary school is linked to the visualization of the geometric object and essential mathematical notions. When possible, one should co-relate physical objects with the theory in order to establish a better understanding for the students. Thus, this work uses this argument for its construction and addresses an intimate relationship with the use of physical objects and theory. This work focuses on presenting the teaching and learning process of regular polygons about their symmetry movements. Given in a systematic way, this process is given through the relationship with the theory of dihedral groups and the use of playful materials that permeate children’s daily lives. In particular, such materials are related to the character “Patrick Estrela" from the children’s series “SpongeBob” and a children’s board game called “Gometric board”. Regular polygons but also their characteristics. Speaking of which, a very important characteristic of regular polygons is their invariant form when rotation and reflection movements are applied. Hence, this work uses this property and the physical/playful objects already mentioned to establish a better assimilation in the teaching and learning about regular polygons When formulated, such relationships will be applied in a 6th grade elementary school class, explaining at the end all the results of the intervention.pt_BR
dc.format.extent78 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectSimetriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem dos polígonos regulares: uma abordagem lúdica sobre os movimentos de simetria no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3297151195837218pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7439995985621562pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_welissondealmeidaamorim.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.