Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.authorSantos, Débora Beatriz Batista dos-
dc.date.accessioned2023-07-21T15:04:53Z-
dc.date.available2023-07-21T15:04:53Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Débora Beatriz Batista dos. Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779-
dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de formação do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do EF, segundo a Teoria da Objetivação, quando elaboram tarefas de sequências de padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação continuada, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores de escolas de ensino fundamental do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas salas de aula que visam aos alunos pensarem algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de cunho histórico-cultural voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Temos como foco da análise o 6º encontro de um pequeno grupo de professores que elaboraram duas tarefas sobre sequências e padrões em um Labor Conjunto Remoto. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores característicos do pensamento algébrico com base na TO. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar e de construir suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas. Além disso, os professores conseguiram denominar o tipo de generalização de cada tarefa elaborada. Concluímos que uma formação adequada para os professores transforma as suas posturas quanto educadores e observamos que o labor conjunto remoto foi um processo que tornou professores ainda mais reflexivos e críticos no processo de elaboração.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to present a study about the formation process of algebraic thinking of teachers in the early years of elementary school, according to the Objectification Theory, when they elaborate tasks of sequences and patterns in a remote formative process. The continuing education, carried out by the search group Al-Jabr with support from FACEPE (Publication APQ 16/2021), involved the participation of teachers and coordinators of elementary schools in the state of Pernambuco, debated how to work specific tasks in classrooms aimed at students' ability to think algebraically. The continuing education was based on the Objectification Theory (OT). The OT is a cultural-historical theory focused at non-individualistic teaching and learning. We focused on the analysis of the 6th meeting of a small group of teachers who created two tasks about sequences and patterns in a remote joint labor. In this sense, we had specific objectives to analyze how teachers elaborate task commands and if there is the presence of the three vectors of algebraic thinking. Among the results obtained, we identified that the teachers were able to create the tasks and discuss their analysis of the presence of vectors. The teachers were also able to determine the type of generalization of each elaborated task. We conclude that adequate continuing education for teachers transforms their attitudes as educators and we can observe that the remote joint labor was a process that aimed to make teachers reflective and critical in the elaboration process.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleElaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remotopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3802386317184840pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_deborabeatrizbatistadossantos.pdf668,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.