Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4778
Título: | Os conhecimentos matemáticos de feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE |
Autor: | Nascimento, Dayvid de Oliveira |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9504031141445096 |
Orientador: | Alves, Maria do Socorro Valois |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1019759205900756 |
Palavras-chave: | Etnomatemática;Conhecimento matemático;Feirantes |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Dayvid de Oliveira. Os conhecimentos matemáticos de feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | O presente estudo propõe identificar os conhecimentos matemáticos empregados em operações comerciais que são utilizadas pelos feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca da Etnomatemática utilizando os referenciais de D’Ambrósio (1990, 2013); Borba e Costa (1996), PCN- Brasil (1998) entre outros. A pesquisa é caracterizada como investigativa de natureza qualitativa e quanto aos objetivos do presente estudo, do tipo exploratório-descritiva, sendo que a coleta de dados se deu através de observações feitas na feira livre e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com 10 feirantes. Após a coleta dos dados foi feita a análise dos relatos dos feirantes, averiguando os conhecimentos matemáticos utilizados pelos mesmos na feira livre. Com o resultado das análises identificamos diversas formas de utilização da Matemática praticada pelos feirantes desta cidade, caracterizando-as como conhecimento popular que pode ser estruturado como uma matemática formal, contribuindo ambas para o desenvolvimento da sociedade e no meio acadêmico. Além disso, o conhecimento matemático é obtido tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e o saber matemático que a feira nos transmite é constituído em situações-problema encontradas naquele ambiente. Compreendemos que os feirantes usam os seus conhecimentos matemáticos na feira livre, mediante uma matemática que foi desenvolvida a partir de aprendizados escolares e não escolares, pelo fato de que nem todos os sujeitos entrevistados têm algum grau de instrução, e desenvolvem esses conhecimentos pelas atividades laborais executadas repetitivamente em seus cotidianos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4778 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_dayviddeoliveiranascimento.pdf | 939,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.