Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4778
Título: Os conhecimentos matemáticos de feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Autor: Nascimento, Dayvid de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9504031141445096
Orientador: Alves, Maria do Socorro Valois
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1019759205900756
Palavras-chave: Etnomatemática;Conhecimento matemático;Feirantes
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: NASCIMENTO, Dayvid de Oliveira. Os conhecimentos matemáticos de feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: O presente estudo propõe identificar os conhecimentos matemáticos empregados em operações comerciais que são utilizadas pelos feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca da Etnomatemática utilizando os referenciais de D’Ambrósio (1990, 2013); Borba e Costa (1996), PCN- Brasil (1998) entre outros. A pesquisa é caracterizada como investigativa de natureza qualitativa e quanto aos objetivos do presente estudo, do tipo exploratório-descritiva, sendo que a coleta de dados se deu através de observações feitas na feira livre e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com 10 feirantes. Após a coleta dos dados foi feita a análise dos relatos dos feirantes, averiguando os conhecimentos matemáticos utilizados pelos mesmos na feira livre. Com o resultado das análises identificamos diversas formas de utilização da Matemática praticada pelos feirantes desta cidade, caracterizando-as como conhecimento popular que pode ser estruturado como uma matemática formal, contribuindo ambas para o desenvolvimento da sociedade e no meio acadêmico. Além disso, o conhecimento matemático é obtido tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e o saber matemático que a feira nos transmite é constituído em situações-problema encontradas naquele ambiente. Compreendemos que os feirantes usam os seus conhecimentos matemáticos na feira livre, mediante uma matemática que foi desenvolvida a partir de aprendizados escolares e não escolares, pelo fato de que nem todos os sujeitos entrevistados têm algum grau de instrução, e desenvolvem esses conhecimentos pelas atividades laborais executadas repetitivamente em seus cotidianos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4778
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_dayviddeoliveiranascimento.pdf939,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.