Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4745
Título: Potencial hídrico e osmótico da cultura do amendoim sob manejo da irrigação por pulsos com diferentes níveis de salinidade da água.
Autor: Gouveia, Rafaela Julia de Lira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0829353667600951
Orientador: Silva, Manassés Mesquita da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2249840331584869
Palavras-chave: Amendoim;Irrigação por gotejamento;Água de irrigação;Salinidade;Potencial hídrico;Potencial osmótico
Data do documento: 2020
Citação: GOUVEIA, Rafaela Julia de Lira. Potencial hídrico e osmótico da cultura do amendoim sob manejo da irrigação por pulsos com diferentes níveis de salinidade da água. 2020. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O uso de água salina na agricultura é um procedimento de grande interesse devido ao aumento da demanda de água tanto pela atividade agrícola quanto pelo abastecimento urbano e industrial. Solos e água salinos são encontrados extensivamente sob condições naturais. Vários são os agentes estressantes que as plantas devem suportar para que possam sobreviver e se desenvolver, dentre estes se encontram principalmente a falta de água e as condições de salinidade da água presente em alguns locais brasileiros. Sendo assim, com a presente pesquisa objetivou-se avaliar o efeito de gotejamento por pulsos com diferentes níveis de condutividade elétrica de água de irrigação (dS m-1) através da determinação do potencial hídrico, osmótico e do ajuste osmótico da folha do amendoim em razão da produção de grãos e vagens, submetido ao manejo da irrigação por pulsos com águas salinas. O experimento foi realizado nas dependências da UFRPE, campus Recife-PE. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 6 x 2, com quatro repetições, totalizando 48 parcelas experimentais. Os testes incluíram dois tipos de aplicação de água (gotejamento por pulsos e contínuo) e cinco condutividades elétricas distintas da água de irrigação. A aplicação por pulsos consistiu no parcelamento da lâmina em seis pulsos de irrigação com intervalos de sessenta minutos de repouso entre dois pulsos sucessivos. No final do ciclo da cultura foram determinados os potenciais de plantas de amendoim e foi avaliado que o aumento da condutividade elétrica da água afetou os potenciais hídrico, de produção e osmótico, bem como no ajustamento osmótico. O uso de gotejamento por pulsos não mitigou o efeito deletério da salinidade, mas proporcionou maior produção de grãos e vagens em relação ao gotejamento contínuo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4745
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_rafaelajuliadeliragouveia.pdf495,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.