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Título: Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
Autor: Santos, Tiago Ramos dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7192202614342067
Orientador: Laurentino, Auta Luciana
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3805752873099282
Co-orientador : Ziegelmaier, Rafael Suarez
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3113779571841568
Palavras-chave: Artes visuais;Modelagem;Realidade virtual;Imagem tridimensional;Recursos audiovisuais;Pintura holandesa
Data do documento: 27-Mai-2019
Citação: SANTOS, Tiago Ramos dos. Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles. 2019. 565 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The objective of this work is to presented as a conclusion work in the Specialization in Arts and Technology of Federal University of Pernambuco (UFRPE), aims to discuss the use of Virtual Reality in works of art. In this case around the life and work of Vincent Van Gogh, Impressionist and Post-impressionist artist, who lived between the years of 1853 to 1888 in the city of Groot Zundert, Holland. This is an exploratory research with a qualitative approach. And it is divided into three phases. The first stage was carried out from a bibliographical and audiovisual research about the artist. Among his work we prioritize the piece "The room in Arles" as source of study. Then we brought information about the use and types of 3D modeling software, rendering and post-production processes, and definition and application about virtual reality. And finally, we brought the registration and application of all processes and information to create the three-dimensional environment in 360º, in order to be applied in a virtual environment. As a result, we produced a three-dimensional model of the environment in the 'Room in Arles', and consequently, a 360º image, which combined with the VR BOX glasses, simulates the user‟s sensation of immersion to this environment.
Resumo: O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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