Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLaurentino, Auta Luciana-
dc.contributor.authorSantos, Tiago Ramos dos-
dc.date.accessioned2023-06-29T22:58:14Z-
dc.date.available2023-06-29T22:58:14Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Tiago Ramos dos. Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles. 2019. 565 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704-
dc.descriptionO presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to presented as a conclusion work in the Specialization in Arts and Technology of Federal University of Pernambuco (UFRPE), aims to discuss the use of Virtual Reality in works of art. In this case around the life and work of Vincent Van Gogh, Impressionist and Post-impressionist artist, who lived between the years of 1853 to 1888 in the city of Groot Zundert, Holland. This is an exploratory research with a qualitative approach. And it is divided into three phases. The first stage was carried out from a bibliographical and audiovisual research about the artist. Among his work we prioritize the piece "The room in Arles" as source of study. Then we brought information about the use and types of 3D modeling software, rendering and post-production processes, and definition and application about virtual reality. And finally, we brought the registration and application of all processes and information to create the three-dimensional environment in 360º, in order to be applied in a virtual environment. As a result, we produced a three-dimensional model of the environment in the 'Room in Arles', and consequently, a 360º image, which combined with the VR BOX glasses, simulates the user‟s sensation of immersion to this environment.pt_BR
dc.format.extent56 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectPintura holandesapt_BR
dc.titleRealidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arlespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7192202614342067pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3805752873099282pt_BR
dc.contributor.advisor-coZiegelmaier, Rafael Suarez-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3113779571841568pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tiagoramosdossantos.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.