Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4696
Título: O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital
Autor: Távora, Luciana Matoso
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4712274374644436
Orientador: Melo, Énery Gislayne de Sousa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2653085378828449
Palavras-chave: Sinestesia na arte;Vídeo digital;Vídeoarte;Fotografia – técnicas digitais;Arte e tecnologia
Data do documento: 29-Jul-2019
Citação: TÁVORA, Luciana Matoso. O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo compreender la relación del artista con los artefactos digitales y las posibles interferencias en sus percepciones y su sentido kinestésico, durante su proceso de producción artística en arte plástico. Mediante el fundamento teórico, los conceptos de percepción sinestésica, sentido kinestésico, desarrollo humano, arte híbrido, arte y tecnología digital fueron explorados em video arte. La investigación empírica se centróen el proceso de producción de la obra "A Força" (2019), de la artista Christina Machado. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, apreciación del videoarte producida por el artista, observación y medición de la entropía del ambiente. Como resultado, se percebió que durante la creación artística, la técnica experimentada en contacto directo con el material - la técnica analógica - contempla más el c(s)anestésico. Mientras que el arte digital prioriza lo racional, no se conviertiendo en un obstáculo para la creación artística, que encuentra equilíbrio en ambos campos investigados por medio de la acción y la producción híbrida.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação do artista com os artefatos digitais e as possíveis interferências em suas percepções e sentido cinestésico, durante o seu processo de produção artística na arte plástica. Mediante a fundamentação teórica, foram explorados os conceitos de percepção sinestésica, do sentido cinestésico, do desenvolvimento humano, da arte híbrida, da arte e a tecnologia digital, na videoarte. A pesquisa empírica teve como foco o processo de produção da obra “A força” (2019), da artista Christina Machado. Os dados foram coletados por meio de entrevista, apreciação da videoarte, produzida pela artista, observação e medição da entropia do ambiente. Como resultado, conseguiu-se apurar que, durante o fazer artístico, a arte vivenciada em contato direto com o material, a arte analógica contempla mais o c(s)inestésico. Enquanto que a arte digital prioriza o racional, não se tornando isso empecilho para a criação artística, que encontra o equilíbrio nos dois campos pesquisados, por intermédio da ação e produção híbrida.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4696
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucianamatosotavora.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.