Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4694
Título: Mobiliário escolar e corpóreo
Autor: Vasconcelos, Julyana Batista de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9173116185168744
Orientador: Silva, Charles Ricardo Leite da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2664342528760612
Co-orientador : Rossi, Paulo José
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/5484701580473361
Palavras-chave: Mobiliário escolar;Corpo humano;Arquitetura de interiores;Criatividade;Computação móvel
Data do documento: 26-Jul-2019
Citação: VASCONCELOS, Julyana Batista de. Mobiliário escolar e corpóreo. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The research School Furniture and Corporeal, was made at Aruanda Municipal School of Elementary Education, located in João Pessoa / PB, in 2017, was attended by 90 students from 9th grade, and part of the school community. During the study, a standardization was observed in relation to school furniture, which assumes a uniformity of bodies, and emphasizes the discipline as a reference in the design of school spaces. The present work intends to use the students' corporeal relationship in the school space, to propose a creative artifact solution tool, which can be used in the creation of interactive furniture, based on the foundations of Laban (1978) and environmental psychology. Based on the action research procedure method, we used questionnaires, graphical representations, and photographic records to collect all data needed to develop the proposal. As a creative process technique, we used mobile technology to broaden the perception of body shapes through photography. The relationship between dance and environmental psychology, allowed us to build a program of needs for the school, where we identified gaps regarding furniture, which led us to experience a study of body and space, emerging as a provocation for future investigations, the concept of Design Corporeal, created from environmental psychology and the study of Laban's method 1978.
Resumo: A pesquisa Mobiliário Escolar e Corpóreo, foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa/PB, no ano de 2017, contou com a participação de 90 alunos dos 9° anos, e parte da comunidade escolar. Durante o estudo, foi observado uma padronização em relação aos mobiliários escolares, que pressupõe uma uniformização dos corpos, e enfatiza a disciplina como referência na concepção de espaços escolares. O presente trabalho, pretende utilizar a relação corpórea dos alunos no espaço escolar, para propor uma ferramenta criativa de solução de artefatos, que poderá ser utilizada na criação de mobiliários interativos, baseados nos fundamentos de Laban (1978) e da psicologia ambiental. Com base no método de procedimento da pesquisa-ação, utilizamos questionários, representações gráficas, e registros fotográficos, para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da proposta. Como técnica de processo criativo, utilizou-se da tecnologia mobile, para ampliar a percepção das formas corporais, por meio da fotografia. A relação entre dança e psicologia ambiental, nos permitiu construir um programa de necessidades para a escola, onde identificamos lacunas referentes aos mobiliários, o que nos levou a vivenciar um estudo de corpo e espaço, surgindo como provocação para investigações futuras, o conceito de Design Corpóreo, criado a partir da psicologia ambiental e do estudo do método de Laban (1978).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4694
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_julyanabatistadevasconcelos.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.